Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi

Você já ouviu falar em carga mental?

Se um dia você vir minha filha sem sapatos, saiba que eu apenas obedeci e relaxei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu tenho um marido sempre presente e prestativo. Todos o elogiam. Eu sempre o elogio. Por que, então, fui parar no médico tantas vezes o ano passado, sentindo a cabeça e o corpo pifarem?

Ao falar para o clínico geral que eu tinha vontade de me deitar no chão da feira de orgânicos, ele me pediu marcadores tumorais e colonoscopia.

Ao falar para o psiquiatra que eu tinha vontade de me internar num hospital só para ficar um dia inteiro sendo cuidada, ele me pediu que aumentasse a pregabalina (para dores) e a venlafaxina (para depressão).

Por sorte, a minha obstetra (mulher!) me falou sobre CARGA MENTAL e me mostrou o quadrinho da ilustradora francesa Emma Clit que viralizou um tempo atrás.

Na história, um rapaz bem-intencionado tenta consolar a sua amoreca sobrecarregada com o clássico papinho queridão: “Mas era só você ter me pedido!”.

Ilustração do projeto Carga Mental, de Emma Clit
Ilustração do projeto Carga Mental, de Emma Clit - Reprodução/site Emma Clit

Bom, ter que avisar alguém do que precisa ser feito (e, portanto, pensar no problema antes e sozinho) é, resumidamente, a tal carga mental. 

Se eu trabalho tanto quanto meu marido ou mais, por que são minhas as funções de fazer a lista do supermercado, comprar as roupas e marcar o médico da nossa filha, antecipar o fim do azeite, escolher a melhor dentista e instruir a babá a não esperar as fraldas acabarem para ir à farmácia? Multiplique isso por mil coisas, mil vezes ao dia.

Por que quando eu me deito no sofá com meu parceiro para ver um filme, ele de fato CURTE o momento e eu fico pensando em todos os perrengues insuportáveis dessa complicada (e sem fins lucrativos) empresa chamada “lar doce lar”?

“Ah, você precisa aprender a se divertir!” Aos 40 anos, quem diria, eu achando que estava mandando superbem como mãe, esposa e profissional, fazendo pós e academia, mas ainda exigem de mim um doutorado em “como ser mais sussa, tranquila e de boa”.

Se um dia você encontrar minha filha sem sapatos, com um vestidinho dois números menor que o seu tamanho e com comida nos dentes, lembre que eu apenas obedeci e RELAXEI. 

As mulheres tomam mais ansiolíticos e antidepressivos que os homens. O Brasil é o maior consumidor de calmantes do mundo.

E o que nós mulheres podemos fazer para que a nossa carga mental deixe de ser invisível? Uma campanha contra os homens? Contra as famílias que os criaram assim? Transformar o adjetivo “prestativo” em um novo xingamento? Não!

Meu marido é legal e talvez o seu também seja. Eles só precisam (de novo!) de uma forcinha. Então aqui vai uma dica: imprima e cole a lista abaixo na geladeira. Que fique claro que estas são as frases que não 
suportamos mais ouvir: 

Mas você não falou que era pra eu fazer! Mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, homem não. Você faz melhor! A criança prefere que a mãe faça isso. Eu ia fazer, você que não sabe esperar. Faz a lista e me manda. Você só gosta das coisas do seu jeito! Você é neurótica por limpeza e arrumação! Onde você tá vendo bagunça? Mas é você que não sabe delegar. Mas eu já lavei a louça! Eu não vi que tinha acabado. Você é muito controladora! Faz a minha mala também? Já decidiu a viagem? “A gente” pegou o passaporte das crianças? Não sei onde fica o termômetro. Você falou com o pediatra? Acabou o queijo. Precisa avisar a empregada que acabou o queijo. Você sabe onde está o queijo? O que vamos jantar hoje? 
Relaxa! Eu sou assim mesmo e não vou mudar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.