Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi
Descrição de chapéu É Coisa Fina

Tá feliz? Espera que passa

Falso manual de autoajuda é leitura leve e descontraída para tempos difíceis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Craque Daniel, apresentador do programa Falha de Cobertura e um dos personagens mais carismáticos, ou não, da TV Quase (que já soma 652 mil inscritos no YouTube), ensina em seu livro “Você Não Merece Ser Feliz: Como Conseguir Mesmo Assim”, pérolas do tipo: “Se você se esforçar, se você treinar, se você entrar de cabeça, se você se concentrar: nada garante que você vai conseguir”.

O falso manual de autoajuda (mas que parece ter funcionado bem para os autores: já figurou na lista de mais vendidos da Veja) diverte bastante e pode ser uma ótima opção de leitura leve e descontraída para tempos sombrios.

Escrita pelos roteiristas Daniel Furlan e Pedro Leite, ambos também conhecidos pelos bastante elogiados Choque de Cultura e Irmão do Jorel —Daniel é ainda ator de filmes de comédia como “TOC”—, a obra tem a humilde proposta de demonstrar, através de 26 toques, como alcançar “o bem-estar eterno e absoluto”.

Daniel Furlan apresenta o "Último Programa do Mundo", programa da TV Quase que já foi exibido pela MTV e Fox
Daniel Furlan apresenta o "Último Programa do Mundo", programa da TV Quase que já foi exibido pela MTV e Fox - Reprodução

Para Craque Daniel, a felicidade não só é possível como é obrigatória. E é preciso focar em dois pilares: o comodismo e o individualismo. Outros benefícios a serem explorados são ignorância, conformismo, egoísmo e pessimismo.

O primeiro toque nos instrui a desistir da ética: “não deixe o bom senso te deter”. O quinto, e mais filosófico deles, aponta: “se você não for feliz agora, alguém vai acabar sendo feliz com a sua felicidade por aí”.

Mas o melhor do humor afiado da dupla vem quando eles sacaneiam as pessoas que deram a volta por cima após um trauma, que descobriram há pouco que precisam curtir e valorizar cada momentinho ou que insistem em “viver intensamente”.

A página 61 do meu exemplar está um tantinho molhada porque eu chorei de rir ao ler que “todo vazio interior termina em triatlo”: “me mostre um triatleta feliz, que não carregue pelo mundo o semblante pesado e taciturno de quem, por mais que tenha aprendido muita coisa sobre amizade e disciplina durante as competições, e adquirido uma capacidade cardiorrespiratória invejável, tem que acordar amanhã às quatro da manhã, calçar um tênis totalmente ridículo, chupar uma gosma isotônica horrível sabor maracujá […]”.

Meu marca-texto se entregou às máximas: “é justamente porque a vida passa tão depressa que não podemos dedicar nosso tempo a atividades cujo único intuito seja provar para nós mesmos que estamos aproveitando a vida” e “quando uma pessoa diz para você acreditar em você e você acredita, você não está acreditando em você. Você está acreditando na pessoa que acredita em você”.

Me identifiquei totalmente com os inúmeros motivos para ir embora de um show de rock e confesso que mantenho meu rancor bem aquecido dentro de mim, pois, como ensina Craque Daniel, isso me difere dos animais. Se as páginas desse livro te deixarem feliz (ainda que você não mereça), Daniel Furlan e Pedro Leite te lembram, sem nenhuma piedade: espera que passa!​

Você Não Merece Ser Feliz: Como Conseguir Mesmo Assim
Autor: Craque Daniel (Daniel Furlan e Pedro Leite).
Ed. Intrínseca. R$ 35 (160 págs.).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.