Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi
Descrição de chapéu É Coisa Fina

Por que é tão difícil combater o ataque de um estúpido?

Livro explica por que estupidez é fenômeno "mais perigoso que a máfia"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você não é estúpido, eu sei o que anda pensando. Sobretudo quando tenta entender quem ainda apoia o atual governo: não é possível que existam tantas pessoas estúpidas!

Carlo M. Cipolla foi um celebrado professor de história da economia na Universidade da Califórnia e escreveu, em 1976, esta joia chamada “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, que se tornaria um clássico do século XX. Suas páginas seguem atualíssimas e podem nos ajudar a entender o fenômeno (“mais perigoso que a máfia”) em que estamos imersos.

Capa roxa com ilustração de um homem narigudo sorrindo
Capa do livro "As Leis Fundamentais da Estupidez Humana" (ed. Planeta), de Carlo M. Cipolla - Divulgação

O autor avisa logo no começo: “Este livro se destina não a pessoas estúpidas, mas àqueles que, eventualmente, precisam lidar com elas”.

E eu alerto que darei um tanto de spoilers ao resumir estupidamente suas magníficas leis.

  1. Subestimamos o número de estúpidos no mundo e ao nosso redor
  2. A probabilidade de um desgraçado ser estúpido independe de outras características (sua criação/cultura/sociedade, por exemplo): “Um homem estúpido nasce um homem estúpido por obra da Providência” – eu discordo.
  3. Essa terceira lei fundamental (a mais genial delas) pressupõe que os seres humanos classificam-se em quatro categorias básicas: o inteligente, o vulnerável, o bandido e o estúpido (e Cipolla apresenta um gráfico bem divertido para exemplificá-los), e o mais importante aqui é entender que uma pessoa estúpida é aquela que causa danos aos outros sem obter nenhum ganho com isso.
  4. Pessoas não estúpidas subestimam (além do número de estúpidos, como apresentado na primeira lei) o potencial devastador dos estúpidos, sobretudo quando decidem se associar a eles pensando que “serão fáceis de enganar”.
  5. O tipo mais perigoso de ser humano é o estúpido (muito mais que um bandido), e eles muitas vezes ocupam cargos de poder.

Cipolla conta que criou esse tratado para “detectar, conhecer e assim possivelmente neutralizar uma das forças sombrias mais poderosas que impedem o crescimento do bem-estar e da felicidade humanos”.

E garante que estúpidos são encontrados aos montes também entre intelectuais: “ainda mais impressionantes foram os resultados entre professores”. Mas por que é tão difícil combater o ataque de um estúpido? Porque seres inteligentes e racionais acham difícil “imaginar e compreender o comportamento irracional”.

Para Carlo M. Cipolla, o bandido “perfeito” é aquele que, com suas ações, causa a outros indivíduos perdas iguais aos seus ganhos”. Já o estúpido é aquele que deixa mais de 1.200 brasileiros morrerem de covid-19 por dia e não ganha absolutamente nada com isso (ou, o mais provável, pensa que ganha).

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana
Autor: Carlo M. Cipolla, ed. Planeta, 96 páginas
R$24,60

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.