Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi
Descrição de chapéu É Coisa Fina quadrinhos

Tudo o que você sempre quis saber sobre o amor

Filósofos e artistas pop embasam "A Rosa Mais Vermelha Desabrocha" quadrinho sagaz e didático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lançado em abril do ano passado, "A Rosa Mais Vermelha Desabrocha" ficou um tempo na cabeceira da minha cama até que a escritora Milly Lacombe, que vem a ser também minha amiga e confidente, me disse o seguinte: "Leia agora! Já! Nele você encontrará todas as respostas".

Ela não exagerou. Esteja você sofrendo por amor, esteja fazendo os outros sofrerem, seja você uma maria-mole, seja um pedregulho maciço, a quadrinista Liv Strömquist tem uma teoria genial sobre o seu caso, embasada em filósofos, poetas, sociólogos, escritores, cantores, artistas pop e revistas de fofocas.

Para justificar a crítica ao capitalismo feita no subtítulo da obra, Liv cita o escritor coreano Byung-Chul Han (sim, o autor do livro "Sociedade do Cansaço").

Byung-Chul acredita que nossa forma de amar e se relacionar foi transformada completamente pelo narcisismo extremo do capitalismo tardio. Ele diz que "a libido (a energia sexual) é investida primordialmente na própria subjetividade". Em outras palavras: como enxergar o outro (e se apaixonar por ele) se estamos o tempo inteiro absortos em nós mesmos?

Capa de livro de fundo preto com duas pessoas desenhadas em branco se entreolhando imersas até o nariz em água com os dizeres "A rosa mais vermelha desabrocha"
Capa do livro "A rosa mais vermelha desabrocha" de Liv Strömquist - Divulgação

Tão sagaz quanto didática, Strömquist satiriza em seus quadrinhos nossa busca desenfreada por conhecimento e nossa compulsão a encontrar especialistas para tudo. No campo amoroso, especificamente, analisamos um pretendente de forma tão lógica —listando seus defeitos, os prós e contras, comparando-o com outros, revisando infinitamente nossos traumas— que perdemos a capacidade intuitiva e emocional de simplesmente escolher alguém porque é quem queremos.

Segundo a autora: "A expansão da sociedade de consumo nos faz agir como consumidores racionais e maximizadores de utilidade até em nossos relacionamentos com outras pessoas".

Se apaixonar, como descobriu Alcibíades no diálogo platônico "O Banquete", de 358 a.C, é dormir com Sócrates e chegar à conclusão que não existe nenhuma outra pessoa no mundo como Sócrates. É, portanto, se deixar arrebatar pela alteridade e sentir raiva quando uma amiga diz: "Desencana! Você vai arrumar outro rapidinho".

Numa sociedade em que só enxergamos a nós próprios, em que os contatos são seriais e superficiais (e o parceiro sexual é uma carinha descartável que arrastamos para o lado em aplicativos de paquera), a capacidade de se encantar e amar vem sendo aniquilada diariamente.

Ninguém que compete o tempo todo topa "cair" ("falling in love") perante um concorrente.

Para os homens, segundo a socióloga Eva Illouz, já é aviltante ver algumas mulheres trabalhando mais, ganhando mais, mandando mais, logo o único jeito de ainda acreditarem que têm algum poder sobre elas é tomando distância: "o controle que os homens antigamente exerciam em casa foi transferido para o sexo e a sexualidade, e a sexualidade tornou-se o domínio onde podem expressar e exibir sua autoridade e autonomia".

Não leia esse livro em busca de uma explicação lógica sobre o fim de um relacionamento ou para encontrar formas de controlar os sentimentos. Leia, justa e unicamente, para lembrar como era bom se entregar à força misteriosa que é o amor.

A rosa mais vermelha desabrocha: O amor nos tempos do capitalismo tardio ou por que as pessoas se apaixonam tão raramente hoje em dia

  • Preço R$ 69,90 (176 págs.)
  • Autor Liv Strömquist
  • Editora Quadrinhos na Cia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.