Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana
Descrição de chapéu festa junina

Bolo de milho com pipoca para mais um arraial em casa

Receita é prática e não leva ovos, aprenda a preparar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Junho é um mês excelente para celebrarmos as possibilidades que a culinária vegetal nos oferece: curau, paçoca, canjica (ou munguzá), milho verde cozido, amendoim torrado, pipoca, pamonha. Todas essas comidas típicas estão aí para provar que a comida vegana é cheia de graça.

Quando o assunto é bolo, entretanto, as dúvidas logo surgem: mas bolo sem ovos? Vai crescer? Vai ficar fofinho? Sim, sim e sim!

Fatia de bolo de milho sobre um garfo, apoiado em um prato amarelo e branco
Bolo de milho vegano, com cobertura de pipoca - Paulo Caldas/Divulgação

Nos bolos tradicionais, o ovo desempenha as funções de agregar gordura e umidade à massa, de unir os ingredientes e, secundariamente, dá uma forcinha para o bolo crescer. Quando tiramos o ovo da receita, precisamos substituir cada uma dessas funções. Fazendo isso, o bolo será um sucesso!

Na receita desta semana, o óleo de coco cumpre a função da gordura. Já a água —sim, água!— acrescenta umidade à massa, assim como o milho verde cozido. Quando triturado, este alimento, que é o rei do bolo e da cobertura, ajuda também a dar a liga entre cada ingrediente com sua “cola” de amido.

E para o bolo crescer sem ovos, como é que faz? Fermento químico, tal como no bolo tradicional, mas além dele, uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre de maçã (ou outro líquido ácido como o suco de limão).

Assim como o fermento químico, a reação dessa mistura libera gás carbônico, cujas bolhas fazem a massa crescer, deixando-a mais leve. Já tentei usar apenas o fermento químico; já tentei usar apenas a mistura do bicarbonato com o vinagre: resulta melhor quando combinamos ambos.

Antes da receita, um alerta: o milho é um dos alimentos mais geneticamente modificados que existe. Se puder, escolha o milho verde orgânico, assim como o milho para a pipoca e o fermento químico orgânicos (o amido de milho do fermento não orgânico, acrescentado à fórmula para proteger da umidade, é transgênico).

Agora sim, vamos à receita!

BOLO DE MILHO

Ingredientes para o bolo

3 xícaras de milho verde cozido (pode ser congelado ou enlatado)

2 ⅓ xícaras de farinha de milho (fubá)

2 xícaras de coco ralado

1 xícara de açúcar demerara (ou o açúcar de sua preferência)

1 xícara de óleo de coco

1 ⅓ xícaras de água

1 colher de sopa de fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de sopa de vinagre de maçã

Ingredientes para a pipoca

2 xícaras de pipoca já estourada

½ xícara de açúcar demerara

Pitada de sal

Ingredientes para a calda de caramelo

½ xícara de leite de coco

¼ xícara de açúcar demerara

Preparo

  1. Unte uma forma com óleo de coco e farinha de milho e pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Acrescente no liquidificador a água, o óleo, o açúcar e o milho e bata por dois minutos.
  3. Desligue, acrescente a farinha de milho e bata por mais um minuto. Acrescente o fermento, o bicarbonato e o vinagre e bata por poucos segundos, apenas para misturar.
  4. Asse por 40 a 50 minutos, até o bolo ficar douradinho em cima.
  5. Enquanto o bolo assa, estoure a pipoca. Para caramelizar, basta derreter o açúcar em fogo baixo, até formar uma calda. Envolva a pipoca na calda de açúcar com a ajuda de duas colheres, tempere com um pouco de sal e reserve para a finalização.
  6. Espere o bolo esfriar para desenformar.
  7. Prepare a calda de caramelo, levando o açúcar e o leite de coco ao fogo baixo. Mexa constantemente até o açúcar derreter e cozinhe por dois minutos.
  8. Cubra o bolo com a calda e distribua a pipoca caramelizada por cima.

Dicas

  1. O bolo pode ser congelado (sem a pipoca). A dica é cortar em fatias, para descongelar apenas a quantidade que será consumida no dia.
  2. Para a pipoca ficar crocante e não murchar com o calor do caramelo, a dica é acrescentá-lo aos poucos, e envolver rapidamente as pipocas com a ajuda de duas colheres.
  3. A cobertura de pipoca fica maravilhosa nas primeiras 24 horas, mas perde a “crocância” no dia seguinte. Por isso, ao guardar o bolo, retire a cobertura —e aproveite para comer a pipoca fresquinha!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.