Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Veganos podem comer queijo

Aprenda a preparar receita prática com a castanha de caju

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na minha primeira semana de veganismo, quando eu ainda nem sabia se minha transição ia dar certo ou não, fui convidada para um casamento. O menu era inteiro vegetariano, logo pensei que não precisaria enfiar lanchinhos na minúscula bolsa a tiracolo antes de sair de casa.

Eis que chego no casamento e me deparo com uma mesa imensa de queijos. Senti o cheiro enquanto agarrava uma uva —o único alimento vegano daquela mesa— e fui abatida por um sentimento de luto. Nunca mais vou comer queijo.

No dia seguinte, acordei com a ressaca de quem comeu apenas frutas e bebeu muito champanhe, destinada a fazer meu próprio queijo. Após algumas semanas de testes frustrantes, cheguei nessa receita, que é muito simples e eficiente.

Sanduíche de queijo sobre um prato marrom
Sanduíche recheado de queijo feito à base de castanha de caju - Paulo Caldas/Divulgação

A castanha de caju traz a untuosidade de um bom queijo, enquanto o polvilho azedo é responsável pela textura levemente elástica e pelo sabor azedinho. A levedura nutricional, que é uma levedura inativa, não é um ingrediente obrigatório para a receita dar certo, mas realça o sabor do queijo. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em lojas a granel.

Não é obrigatória, mas é um ingrediente que merece destaque: eu uso a levedura nutricional não apenas em queijos, mas por cima da massa, da pipoca e até da sopa. Qualquer transição para o veganismo fica mais gostosa com um potinho de levedura em casa. Ainda bem que descobri isso desde o início!

Façam esse queijinho e depois me contem se é ou não é prazeroso preparar e comer, na cozinha da nossa casa, algo que passamos a vida inteira comprando pronto. E isso em poucos minutos, sem envolver o sofrimento de nenhum animal.

O casamento, por acaso, foi no campo. Bem no horizonte eu vi algumas vacas e pensei, pela primeira vez: é por elas também que estou me empanturrando de uvas. No próximo casamento, uso uma bolsa maior e levo meu sanduíche, recheado do queijo que quero e posso comer.

QUEIJO VEGANO

Ingredientes

1 xícara de castanha de caju, preferencialmente crua e sem sal

2 xícaras de água

6 colheres de sopa de polvilho azedo

3 colheres de sopa de levedura nutricional

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 dente de alho, sem o miolo

1 colher de chá de sal

Pitada de cúrcuma

Sanduíche com queijo preparado à base de castanha de caju
A castanha traz a untuosidade de um bom queijo, enquanto o polvilho azedo é responsável pela textura levemente elástica - Paulo Caldas/Divulgação

Preparo

  1. Deixe a castanha de caju de molho na água por seis horas.
  2. Descarte a água do demolho e transfira a castanha para o liquidificador.
  3. Acrescente os demais ingredientes e bata até obter um creme homogêneo.
  4. Transfira para uma panela e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por cinco minutos, com a ajuda de um fouet (batedor de arame) para não empelotar.
  5. Desligue o fogo e transfira o queijo para um pote de vidro ou ramequim, com a ajuda de uma espátula de silicone (colher pão-duro) para aproveitar todo o conteúdo.

Consumo e armazenamento

  1. Sirva quente por cima de batatas e outros legumes assados, massas, torradas, pães… No recheio do sanduíche prensado fica incrível! Pode ser também servido como aperitivo, com palitinhos de vegetais crus para mergulhar e comer.
  2. Guarda o que sobrar, se sobrar, na geladeira, em um pote fechado. Consuma em até cinco dias e consuma frio ou quente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.