Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana
Descrição de chapéu Natal alimentação

Faltam menos de 45 dias para o Natal: já pensou sobre a ceia?

Pavê vegano é uma boa pedida para a sobremesa; aprenda a preparar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Mas e de sobremesa, teremos o quê?". É provável que quem vá hospedar o Natal este ano já esteja recebendo indagações sobre o menu. Depois de um 2020 sem poder se reunir à mesa com a família, é natural que os preparativos comecem mais cedo e, com eles, toda a expectativa pelo encontro e comilança que estão por vir.

Um reencontro que deverá ser marcado por todos os cuidados necessários, e também pela saudade daqueles que não puderam sobreviver à pandemia.

Pavê bicolor com farofa de castanhas. Essa foi a sobremesa mais disputada da ceia de 2019 na casa da minha avó. Um pavê vegano, com creme branco e de chocolate, biscoito de maizena, castanhas tostadinhas por cima.

.
Pavê vegano com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

E é com ele que abro os preparativos para uma ceia 100% vegetal, ou para uma ceia tradicional, mas com opções sem nada de origem animal. A escolha fica a cargo da leitora ou do leitor.

O interessante dessa receita —e de qualquer receita vegana- é que ela inclui os intolerantes à lactose.

m pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2016, cerca de 53 milhões de brasileiros relataram ter alguma dificuldade digestiva após o consumo do leite de vaca, ou de seus derivados. E, como as receitas veganas não incluem leite de vaca, quem for intolerante pode se deliciar sem sentir qualquer tipo de desconforto.

Pavê sempre foi uma tradição na minha família, e é um dos nossos doces favoritos para qualquer celebração. Como a tradição em casa era fazer com o biscoito champanhe e ainda não encontrei nenhuma marca que ofereça biscoito de champanhe sem ovos e leite na composição (olha aí uma bela oportunidade, fabricantes), decidi molhar o biscoito maizena no vinho branco.

Ficou muito bom!

Não precisa esperar o Natal chegar para fazer esse pavê, os testes para a ceia já estão liberados.

Pavê bicolor com farofinha de castanhas

Tempo de preparo: até 1 hora + 4 horas de geladeira.

Serve: 15 pessoas.

INGREDIENTES

2 ½ xícara de amendoim torrado e sem sal.

¾ de xícara de castanhas variadas (amendoim, castanha de caju e nozes, por exemplo) picadinhas.

1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar demerara.

400 g de biscoito maizena vegano.

120 g de chocolate meio amargo ou 70% vegano.

1 colher de sopa de cacau em pó.

2 colheres de sopa de amido de milho.

800 ml de leite vegetal.

100 ml de vinho branco.

1 pitada de sal.

PREPARO

  1. Para fazer o creme do pavê, coloque o amendoim em uma panela e cubra com água, o suficiente para que o nível fique três dedos acima do amendoim. Leve para ferver em fogo baixo até que a água seque completamente.
  2. Prepare a farofinha de castanhas, levando-as já picadas para tostar em uma frigideira com uma colher de açúcar demerara e uma pitadinha de sal. Quando o açúcar dissolver completamente, misture até que o mix de castanhas fique envolto pelo açúcar. Desligue o fogo, transfira a farofinha para um recipiente e reserve.
  3. Dissolva o amido de milho em 100 ml de leite vegetal e reserve.
  4. Quando a água do amendoim secar, espere esfriar e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente 700 ml de leite vegetal, ½ xícara de açúcar (reserve ¼) e bata em velocidade máxima durante 4 minutos, até que o amendoim se desfaça completamente. Transfira o creme para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a ferver, acrescente a mistura de leite e amido de milho e mexa com ajuda de um fouet, para não empelotar. Quando engrossar, desligue o fogo. Transfira metade do creme para um recipiente e deixe a outra metade na panela. Reserve.
  5. Derreta o chocolate em banho maria e junte à panela do creme de amendoim. Adicione também ¼ de xícara de açúcar, ligue o fogo (baixo) e mexa até que o açúcar derreta, envolvendo bem o chocolate no creme, até que fique homogêneo. Desligue o fogo e reserve.
  6. Para montar o pavê, comece espalhando no refratário uma camada de creme branco e, em seguida, molhe ligeiramente os biscoitos no vinho, um a um, e transfira para o refratário, cobrindo todo o creme branco. Provavelmente você vai precisar quebrar alguns biscoitos no "quebra-cabeça" de cobrir o creme, é assim mesmo!
  7. Cubra os biscoitos com uma camada do creme de chocolate e, em seguida, polvilhe uma camada da farofa de castanhas. Faça mais uma camada de biscoitos molhados no vinho e recomece o ciclo, até preencher todo o refratário. Finalize com uma camada de creme branco.
  8. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas, para que ele fique firme. Antes de servir, finalize com a farofinha de castanhas e raspas de chocolate.

DICAS

● Você pode substituir o açúcar demerara pelo mascavo, pelo de coco, ou até pelo açúcar branco, afinal, é dia de festa!

● Tanto o biscoito de maizena quanto o chocolate podem ser facilmente encontrados em suas versões veganas nos mercados. Leia a lista de ingredientes nas embalagens e escolha aqueles que não tiverem leite, manteiga e ovo.

● Caso você opte em fazer a receita sem o vinho, molhe os biscoitos em leite vegetal.

● Essa receita pode ser preparada no dia anterior à ceia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.