Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana
Descrição de chapéu Natal

Salpicão vegano: a receita que agrada a todos, menos ao meu pai

Aprenda a preparar essa opção inclusiva para a ceia de Natal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando eu ainda não era vegana, comprei uma coxinha de jaca e dei para o meu pai, sem dizer nada em relação ao recheio. Estávamos em um centro budista, e tanto o café quanto o restaurante serviam refeições exclusivamente vegetais. Tirei a nota de dez reais do bolso, pedi duas coxinhas e dois sucos de laranja.

Queria ver a reação daquele homem que ama galinhada, e já estava preparada para os reflexos expressivos tão típicos da parte polaca da minha família (parecem italianos, são poloneses). O homem comeu sem dizer absolutamente nada.

Ao final, perguntou apenas por que eu comprei suco e não coca light, que infelizmente regou toda minha adolescência. "Não tinha refrigerante", eu disse. Fui dar o troco de volta, e ele me pediu para comprar mais, "está muito boa, Tuca, pega lá mais duas coxinhas".

Não pude resistir. "Não são de frango, pai. São de jaca". Pegou o troco e enfiou no bolso, blasfemando qualquer coisa ininteligível. Entrou no carro sem comer a segunda coxinha.

Nunca mais tocamos no assunto, até o Natal de 2019, quando sugeri que o salpicão fosse feito com jaca em vez de frango, para a família toda. Sem acordo. Se eu quisesse fazer o salpicão vegano, ótimo, que fizesse para mim e deixasse as pessoas comerem "aquilo que elas gostam de comer". Tentei explicar que não se tratava de impor nada, mas de propor um prato simbólico, que incluísse a família toda na ceia.

.
Salpicão vegano feito à base de jaca, com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

Ao ouvir como argumento final que "jaca é fruta, frango é frango", resgatei o episódio da coxinha do centro budista. Silêncio, rompido longos segundos depois pela confissão de que aquela coxinha era, de fato, gostosa. Mas a lembrança não foi capaz de fazê-lo abrir mão do coitado do frango junto às batatas, milho, maçã, passas e maionese naquele Natal.

A maionese, essa sim, foi a mesma para as duas versões de salpicão, porque meu pai estranhamente presumiu que era muito próxima de uma "maionese de verdade". O que é verdade mesmo é que o salpicão vegano agradou a todos, menos ao meu pai, simplesmente porque ele não provou —talvez por medo de gostar.

A jaca verde apresenta uma textura muito semelhante à do frango desfiado e, quando bem temperada, é uma ótima substituição nas receitas veganas. Pode ser comprada pronta para o uso, congelada ou enlatada, ou preparada a partir da fruta, que não pode estar madura. Assa-se a jaca, enrolada em alumínio, até ela amolecer, e em seguida descasca-se e retira-se a polpa. Pode ser cozida, também, mas esse método solta muita "cola" —a seiva do fruto— e não é tão prático quanto assar.

Será que neste Natal vamos ter um salpicão vegano na ceia, para toda a família, inclusive para o meu pai? Jaca é fruta, frango é bicho, e podemos celebrar a vida com vida ao invés de morte. Nada disso vai convencer o meu pai, vou ter que pedir para o meu irmão preparar o salpicão e não dizer nada. Difícil vai ser eu mesma ficar em silêncio.

Salpicão vegano

INGREDIENTES

1 xícara de batata cortada em cubinhos.

½ xícara de maçã cortada em palitinhos.

½ xícara de milho cozido.

1 xícara de jaca verde desfiada.

1 xícara de cenoura ralada.

¼ xícara de uva passa branca.

½ xícara de maionese vegana (veja a receita abaixo).

1 colher de sopa de mostarda dijon.

1 colher de sopa de azeite.

½ limão.

¼ xícara de talo de salsão picadinho.

2 colheres de sopa de salsinha picadinha.

1 dente de alho picado em cubinhos.

2 folhas de louro.

1 colher de chá de sal.

½ colher de chá de páprica defumada.

PREPARO

  1. Esprema o limão na maçã e misture para envolver todos os palitinhos. Reserve.
  2. Leve a batata para cozinhar em água com um pouco de sal durante dez minutos, ou até que elas fiquem macias. Reserve na geladeira.
  3. Refogue o alho no azeite até começar a dourar. Acrescente a jaca verde desfiada, as folhas de louro, a páprica e metade da quantidade de sal. Refogue por cinco minutos, retire as folhas de louro, transfira para um recipiente e leve para a geladeira para resfriar.
  4. Em uma tigela, acrescente o milho cozido, a cenoura ralada, uva passa branca, maionese, mostarda, salsão e salsinha. Tire as batatas e a jaca da geladeira e acrescente à mesma tigela. Misture bem para a maionese e leve à geladeira até a hora de servir.

Maionese

INGREDIENTES

⅓ de xícara de leite vegetal sem açúcar.

1 xícara de óleo de girassol.

½ colher de chá de sal.

1 colher de chá de vinagre de arroz, ou de vinagre de vinho branco.

½ dente de alho.

PREPARO

  1. Corte o alho em pedacinhos e transfira para o copo do mixer ou liquidificador. Acrescente o leite de soja, o sal e bata. Adicione o óleo de girassol em fio, aos poucos, para emulsionar.
  2. Por fim, junte o vinagre e pulsione por mais alguns segundos, apenas para incorporar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.