Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana
Descrição de chapéu Páscoa

Paska, uma receita de Páscoa típica da Ucrânia

Pão de páscoa lembra o panetone e pode ser 100% vegetal; aprenda a receita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Num desafio que me foi recentemente lançado —preparar um almoço com receitas típicas da Ucrânia em versões 100% vegetais— descobri essa receita de Páscoa. A paska é um pão amanteigado, leve e doce, que pode ou não ser recheado de frutas secas, à semelhança de outros pães típicos da Páscoa, como o pane di pasqua ou a colomba di pasqua italianos.

A paska assume variações em diversos países do leste europeu. Tradicionalmente, é decorado com cruzes feitas com a própria massa, ou com um glacê simples de açúcar e confeitos coloridos.

.
Paska, pão no estilo do panetone, uma receita de Páscoa típica da Ucrânia - Luisa Mafei

Como adaptei a receita para um evento no qual esperamos a presença de 250 pessoas, optei por fornear "mini paskas" em formato de cupcake, mas quem fizer em casa pode testar o formato original se preferir.

Se você gosta de panetone, vai certamente gostar deste docinho, e ainda poderá congelar algumas unidades para comer ao longo dos próximos meses, enquanto o Natal não chega.

É uma receita do tempo do amor, e não da paixão: a massa precisa levedar e crescer, e isso não acontece de um minuto para o outro. Mas, se o tempo de repouso é grande, o trabalho em si não é dos mais pesados, principalmente se você tiver uma batedeira (caso não tenha, pode considerar que o treino de braços está feito após sovar a massa).

Aproveito para relembrar uma receita de "tofulhau" que já foi publicada na coluna, superprática, e uma boa ideia para quem quiser passar essa Páscoa sem peixe.


Paska

INGREDIENTES

4 xícaras de farinha de trigo.

1 ½ xícara de leite de soja vegetal.

¾ xícara de açúcar.

10 unidades de damasco secos.

½ xícara de uva passa branca.

½ xícara de uva passa preta.

11 g de fermento seco.

½ xícara de óleo de girassol.

½ xícara de manteiga vegana (ou margarina 100% vegetal).

Raspas de 1 limão.

Raspas de 1 laranja.

½ xícara de suco de laranja.

¼ xícara de rum.

15 gotas de extrato de baunilha.

1 colher de chá de canela em pó.

½ colher de chá de noz moscada em pó.

½ colher de chá de sal.

COBERTURA

1 xícara de castanha de caju crua.

¼ de xícara de água.

3 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor, ou de manteiga de cacau derretida.

3 colheres de sopa de açúcar.

10 gotas de extrato de baunilha.

FINALIZAÇÃO

Amêndoas confeitadas.

PREPARO

  1. Aqueça o leite a 40 graus. Adicione uma colher de sopa de açúcar e o fermento e misture até dissolver.
  2. Peneire dentro de uma tigela a farinha, o sal, o restante do açúcar, a canela e a noz moscada. Derreta a manteiga e acrescente na tigela. Junte também a mistura do fermento. Misture tudo e sove a massa por 10 minutos. Se a massa estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha, o mínimo necessário.
  3. Cubra a massa e deixe crescer por pelo menos 1h30 —ela deve quase dobrar de volume.
  4. Enquanto a massa cresce, corte os damascos em cubos e transfira para um bowl, junte também as passas brancas e pretas e cubra com o suco de laranja e o rum. Reserve.
  5. Prepare a cobertura: ferva a castanha de caju por 15 min, até amolecer. Escorra a água. Junte no liquidificador a castanha de caju e os demais ingredientes. Bata até obter um creme liso e homogêneo. Transfira para um saco de confeiteiro (ou para uma tigela) e reserve por 4 horas.
  6. Após o tempo de repouso da massa, escorra as frutas desidratadas e retire o excesso de líquido. Junte as frutas na massa, misture bem e sove suavemente por mais 5 minutos, com a ajuda de uma espátula se a massa estiver muito pegajosa.
  7. Transfira a massa para as forminhas de cupcake (preencher um pouco mais de ⅓ da forma) e arranje as forminhas numa assadeira. Aqueça o forno na temperatura mínima —se for superior a 50 graus, deixe a porta do forno ligeiramente aberta. Para criar umidade no forno —o que é fundamental no processo de levedar a massa— coloque no andar mais baixo do forno uma assadeira com água fervente. Acomode a assadeira dos cupcakes no andar de cima e deixe a massa levedar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1h30).
  8. Pré-aqueça o forno a 180 graus e leve os bolinhos para assar por 20 a 25 minutos (até ficarem dourados no topo).
  9. Retire do forno, espere esfriar completamente e finalize com a cobertura e os confeitos picados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.