Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Aprenda a preparar um iogurte vegano fermentado de verdade

Receita é fácil de fazer e leva probiótico caseiro, tofu e castanha de caju

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes de decidir virar vegana, uma das minhas opções preferidas de café da manhã era iogurte com granola e salada de frutas. Pela praticidade (em cinco minutos o café da manhã está pronto) e pelo sabor —a combinação do azedinho do iogurte natural com o dulçor de frutas bem maduras é um agridoce delicioso em sua simplicidade.

Eu não hesitava em preparar minha tigela.

.
Iogurte vegano com rejuvelac - Luisa Mafei

Já no processo de transição para o veganismo, comecei a observar que nem sempre é fácil de encontrar boas opções de iogurte 100% vegetal. Lembro-me de passar um tempo considerável em frente às geladeiras dos supermercados para encontrar um iogurte vegano.

Muitas vezes não encontrava, e, quando ele estava lá, a lista de ingredientes deixava a desejar com nomes impronunciáveis que acendiam o alerta: esse potinho parece ser inofensivo, mas é um ultraprocessado disfarçado de iogurte.

De cinco anos para cá o mercado de alimentos plant based ampliou significativamente, mas, ainda assim, nem sempre um iogurte vegano "de verdade" —fermentado, sem aromatizantes, corantes e sem açúcar— é acessível.

A boa notícia é que podemos preparar o nosso próprio iogurte em casa, do zero.

Para o processo de fermentação, precisamos escolher um bom probiótico. Podemos comprar probióticos prontos, em cápsulas, mas podemos também preparar o nosso próprio probiótico em casa, o que é muito mais divertido, não?

Que tal experimentar o rejuvelac, uma bebida probiótica preparada a partir de grãos ou cereais integrais? Pode ser feito com trigo, painço, centeio, alpiste —qualquer cereal integral—, mas, de todos os meus testes, o que melhor resultou foi a quinoa, que germinou num tempo menor do que os demais cereais.

Antes de explicar como é que se faz o rejuvelac, preciso dizer que o processo é muito mais fácil do que parece ser. Ele leva tempo, o que não significa que dê trabalho. E ainda traz benefícios com a presença de microrganismos vivos fundamentais para o bom funcionamento da nossa flora intestinal.

Não é à toa que usamos o termo "enfezado" para descrever uma pessoa zangada: o intestino é o nosso segundo cérebro, e possui um sistema nervoso próprio.

Cerca de 80 a 90% da nossa serotonina encontra-se no trato intestinal, ou seja, se as bactérias vão mal, nosso humor também vai não vai bem.

Feito o adendo, afinal, não é todo dia que decidimos fermentar quinoa, já podemos seguir com a receita do rejuvelac, e com a receita do iogurte vegano fermentado de verdade. Bom proveito!


Rejuvelac de quinoa

INGREDIENTES

½ xícara de quinoa em grãos, de boa qualidade, preferencialmente orgânica.

3 xícaras de água + água do demolho da quinoa.

.
Rejuvelac de quinoa - Luisa Mafei


UTENSÍLIOS

1 pote de vidro de 700 ml ou 1 litro, com tampa

Peneira

É importante esterilizar o pote de vidro, fervendo o pote em água por dez minutos ou levando para o forno a 180ºC durante dez minutos

PREPARO

  1. Adicione a quinoa e a água no pote de vidro. Feche o pote suavemente, sem rosquear a tampa, e reserve.

  2. De manhã, descarte a água e lave os grãos da quinoa com a ajuda de uma peneira. Volte para o pote e feche com a tampa (sem rosquear), sem acrescentar água. Mantenha o pote num lugar seco e sem a luz direta do sol e aguarde a germinação. Esse processo pode levar de 8 a 24h de acordo com a temperatura da sua casa. Ao longo desse tempo, tire a quinoa do pote e lave os grãos com a ajuda de uma peneira, pelo menos duas vezes.

  3. Quando perceber uma "grama" fina —como se fosse um rabinho— a brotar do grão, a quinoa estará germinada. Complete o pote com água (3 xícaras), feche e armazene num lugar onde não bata sol.

  4. A fermentação deve ocorrer por no mínimo 24h e no máximo 72h, e você saberá quando estiver fermentado pelo aspecto (a água vai ficar turva e com um pouco de gás, você vai notar a presença de bolhas) e pelo gosto (que lembra o queijo e é levemente picante). Nessa altura, o seu rejuvelac estará pronto para ser utilizado.

NOTAS

  1. Depois da primeira fermentação, o processo pode ser repetido para se fazer um segundo rejuvelac (exatamente o mesmo processo) e ainda um terceiro rejuvelac! Após a terceira fermentação, é necessário recomeçar o processo, com uma nova quinoa ou com o cereal escolhido.

  2. O cereal germinado pode ser consumido cru, seja em saladas —como num tabule onde o triguilho é substituído pela quinoa germinada, por exemplo— ou por cima de frutas.

  3. O rejuvelac deve ser mantido na geladeira e consumido em até uma semana.


Iogurte vegano

INGREDIENTES

1 xícara de castanha de caju

1 xícara de rejuvelac

½ xícara de tofu cortado em cubos

Água, o suficiente para cobrir as castanhas de caju

Agave ou melado, para adoçar (de 1 colher de chá a 1 colher de sopa)

8 gotas de extrato de baunilha (opcional)

PREPARO

  1. Adicione as castanhas de caju numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por 6 horas (ou durante a noite).

  2. Descarte a água da castanha de caju e transfira as castanhas hidratadas para o liquidificador. Acrescente o rejuvelac e bata por três minutos.

  3. Desligue o liquidificador, abra a tampa e acrescente o tofu, o agave e, caso utilize, o extrato de baunilha. Feche a tampa e bata por mais 4 minutos.

  4. Transfira para um pote de vidro com tampa previamente esterelizado e feche, sem rosquear. Ferva uma xícara de água, transfira para uma tigela e coloque ela dentro do forno desligado. Coloque o pote de iogurte na grade acima do pote de água quente, feche o forno e aguarde oito horas antes de abrir (ou prepare à noite, e deixe o iogurte "dormir" dentro do forno desligado).

  5. Seu iogurte está pronto! Leve para a geladeira e reserve por no mínimo 2 horas antes de servir. Consuma em até 5 dias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.