Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Duas receitas para não jogar banana no lixo

Rosquinha e sorvete são opções práticas para não desperdiçar a fruta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que atire a primeira casca quem nunca jogou uma banana fora. Nos dias quentes, as manchas pretas surgem a toque de caixa e a banana que um dia foi amarela se manifesta na fruteira como quem diz: "Me coma, por favor".

Pontos pretos na casca são um bom sinal, a fruta está madura. Se os pontos se juntarem e formarem manchas, é preciso agir com urgência e encontrar o melhor caminho da banana até o estômago antes que seja tarde demais. Comer a fruta crua pode não ser a melhor opção, pela textura e o sabor já comprometidos. Que tal transformar a banana numa rosquinha ou então numa espécie de sorvete?

O sorvete é o ideal, não só para refrescar mas para aqueles momentos em que não conseguimos atender ao clamor do cacho de bananas que passou do ponto. Basta descascar, cortar a fruta em rodelas, congelar e depois bater no processador de alimentos até virar um creme —creme não, sorvete!

Embora essa seja uma "receita" de um ingrediente só, podemos adicionar outras frutas congeladas e preparar variações deliciosas com morango, manga, mamão, uva, kiwi. Coberturas como o melado de cana, amendoim ou castanha de caju triturados (xerém), granola e frutas secas também são bem-vindas. As crianças adoram. E os adultos também!

Já provou o sorvete e quer algo diferente para dar vida às bananas? Experimente então amassá-las, adicionar coco ralado e assar no formato de rosquinhas. Com a banana bem madura, não é necessário adoçar, o que é, mais uma vez, perfeito para oferecer às crianças.

Quando fazemos em casa adicionamos também um fio de chocolate 70% por cima, fica irresistível. A receita não tem segredo nenhum e pode ser feita de modo intuitivo. Deixo a minha aqui, para ninguém deixar de preparar por falta de receita.

Rosquinhas feitas com coco e banana; receita de Luisa Mafei
Rosquinhas feitas com coco e banana; receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

ROSQUINHAS DE COCO E BANANA

Ingredientes

2 bananas bem maduras

5 colheres de sopa de coco ralado

Opcional: 50 g de chocolate 70%, para a cobertura

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma assadeira com um tapete de silicone ou papel-manteiga.

  2. Descasque, corte e amasse as bananas até obter um purê. Junte o coco ralado e misture bem.

  3. Distribua 8 colheradas da massa na assadeira. Alise e arredonde cada porção com as costas da colher para formar uma bolacha achatada. Com a ajuda do cabo de uma colher de pau, faça movimentos circulares no centro de cada bolacha até formar um buraco.

  4. Leve para assar a 180 graus por 35 minutos ou até as rosquinhas ficarem bem douradinhas.

  5. Cobertura opcional: corte o chocolate em pedacinhos e derreta em banho-maria. Risque cada rosquinha com o chocolate derretido e está pronto!

Dicas

  1. Por não conter açúcar nem conservantes, as rosquinhas devem ser guardadas na geladeira e consumidas em até cinco dias.

  2. Essas rosquinhas são uma ótima opção para a lancheira das crianças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.