Thais Bilenky

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Acomodados em privilégios, deputados largam lixo na Câmara após sessões

Acomodadas em privilégios, as excelências terão nos próximos meses a tarefa de votar a reforma da Previdência; é hora de cada um limpar a própria sujeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não era Carnaval. As pessoas não apareciam de véu de noiva na academia nem iam almoçar com tiara de gatinho. Faltavam ainda duas semanas.

Mas a imundície que se pode ver pelas praças e ruas do país nesta Quarta-Feira de Cinzas também se via por lá.

Na quarta-feira, 13 de fevereiro, o plenário da Câmara dos Deputados passara horas apinhado. Deputados, assessores, jornalistas, gente entrando e saindo, conversando ao telefone, ao pé do ouvido ou falando sozinha.

À noite, quando os últimos soldados deixavam o recinto, os restos da civilização apareceram.

Embalagens de chocolates devorados, de balas que já tinham aliviado a garganta dos oradores, garrafas de água que haviam matado a sede, e que sede, de toda a tropa. Palitos de dente usados, papéis picotados, calhamaços de estudos legislativos largados para trás.

O lixo do Congresso Nacional, uma alegoria.

Quase toda sessão acaba assim, conta o servente Antônio Luiz da Fonseca, de 52 anos, 29 limpando o plenário da Câmara. “Cada ano que passa, piora.”

Mesmo sendo lavado de seis em seis meses, o carpete está todo manchado de restos de bebidas. O mais chato, lamenta Fonseca, são os chicletes mascados. Impregnam o chão. Na semana passada, o faxineiro encontrou um grudado debaixo de uma das mesas de votação.

No cafezinho, a mesma coisa. Garçonetes cochicham, com medo de serem ouvidas. A falta de educação as espanta. Guardanapos no chão, descuido com o espaço público.

É como diz Fonseca. Há lixeiras distribuídas pela Casa, só não descarta seus restos quem sabe que alguém o fará. Ele não fica chateado, mas está cansado.

Acomodadas em seus privilégios, as excelências terão nos próximos meses a essencial tarefa de votar a reforma da Previdência. Exige-se o fim da era das regalias e distorções com dinheiro público.

É hora de cada um limpar a própria sujeira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.