Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo

Bolsonaro acabou

Solidão política de Bolsonaro antecede o fim de seu poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morte política é, em geral, uma morte anunciada. Não pelas panelas que diariamente —na sua espontaneidade esperada— pregam o Fora Bolsonaro todo dia às 20h pelas ruas dos centros urbanos.

É um fim anunciado por uma emoção menos estridente que o som das panelas. Na política, morre-se no exato segundo que antecede o desespero.

O presságio da ruína de uma liderança política mora naquele segundo entre a raiva e o destempero. Raiva que vem da constatação de crescente oposição por todos os lados, inclusive de antigos aliados. Destempero que vem como um último suspiro antes do fim, anunciado e solitário.

Governadores, à direita e à esquerda, aguardam —como espectadores fúnebres— o ocaso da presidência de Bolsonaro. Alimentam-se de sua popularidade em declínio.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa ao sair do Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa ao sair do Palácio da Alvorada - Pedro Ladeira - 20.mar.2020/Folhapress

Alguns, com astúcia, tomam medidas que deveriam ser coordenadas pelo governo federal, vide Dória e Dino.

Outros, em frenesi, buscam suplantar sua irrelevância política com ideias estapafúrdias, vide Aécio Neves e o mandato-tampão das eleições municipais. Na política, há desespero, mas não há vácuo.

Difícil constatar quando este segundo se deu no caso de Bolsonaro. Seria aquele segundo descontrolado em uma live direto da Arábia Saudita negando qualquer vinculação com a morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista? A propósito, quem os mandou matar? Seria o golden shower? Seria a banana aos jornalistas? Seria o pedido de comemoração do golpe militar? Seria o ataque diário a jornalistas mulheres? Seriam os outros 15 casos de crimes de responsabilidade possivelmente cometidos pelo Presidente?

Talvez o fim político do bolsonarismo se anunciara no momento em que surgira.

Seja porque ideólogos e outros oportunistas que o acompanhavam foram os primeiros, como os ratos, a abandonar o barco. Ninguém leu Maquiavel para não se cercar de bajuladores. Ocuparam-se de ler Olavo de Carvalho à espera de que o poder emanasse do povo nas ruas. Pois bem, o povo não veio. Povo ficou de quarentena esperando uma liderança que, com redundância e tudo, os liderasse. Não há.

Seja porque a frustação da população contra o sistema político é como uma areia movediça, engole qualquer um que queira nela surfar, mas que não tenha competência para nos fazer dela sair.

Se estiver correta a tese de que a retórica da perda de um passado glorioso —imaginário, decerto— foi um dos propulsores do bolsonarismo, a queda será dura.

Enquanto cresce a pandemia, verás que de nada adiantou a retórica da austeridade quando se vive com toda a família em um único cômodo, quando falta água limpa para lavar as mãos, quando a precarização do trabalho lhe roubou o sustento em tempos de crise.

Fim de uma liderança política evidencia-se por sua solidão, como a de Dilma nos últimos dias no Palácio do Planalto.

Talvez a imagem que ficará da Presidência de Bolsonaro será a foto, tirada neste final de semana, em que um presidente de chinelo e camiseta de futebol anuncia um medicamento contra Coronavírus, cuja ineficácia não resta provada, e uma parceria com um hospital de elite, cujos termos inexistem.

Imagem que ficará da Presidência de Bolsonaro é seu desespero nos seus últimos momentos no poder. Seja por meio do impeachment, seja por meio da sua própria irrelevância política, apesar do cargo, o fim de seu poder anuncia-se.

Se crises como a que vivemos agora desnudam os incompetentes, elas também são catárticas. Fazem ressurgir com força ideias que há muito tardam.

É hora de colocar de volta na mesa de debate tributação de grandes fortunas e dividendos como ontem pregou corretamente a economista Monica de Bolle.

É hora de discutirmos seriamente formas de renda universal. É hora de inovarmos em arranjos trabalhistas que garantam dignidade aos trabalhadores hoje informais.

Na política, a unidade de tempo é o agora. Bolsonaro já vive no ontem.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.