Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo

Da CPI ao Tribunal Penal Internacional

Relatório pode conduzir Bolsonaro ao banco dos réus em Haia, onde merece estar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O relatório da CPI escancara a porta do Tribunal Penal Internacional para que Bolsonaro por ela ingresse como o primeiro presidente acusado de extermínio. Se adotar o relatório como está, a CPI conduzirá Bolsonaro ao banco dos réus em Haia, onde merecerá estar.

Não é acusação leviana. Dir-se-á na TV e em editoriais que se trata de ativismo e que "nenhum crime foi cometido especificamente contra indígenas." Esbravejarão que genocídio inexiste. Para não normalizarmos o horror, é preciso dissecar os erros.

O primeiro: o de que a acusação de genocídio seria incabível. A CPI avança ao chamar de crimes contra a humanidade o ataque sistemático à população civil. Isso é compatível com debater indícios de genocídio (que, ao contrário daquele, requerem intento étnico), como o veto à água ou distribuição de remédios sem eficácia para povos indígenas.

Segundo erro: o de que não há crime por ser apenas omissão. Qualquer jurista sério sabe que omissão de quem tem o dever legal de agir é punível. Inúmeras páginas foram escritas sobre os atos (não só omissões) que compuseram o morticínio.

Terceiro erro: dizer que não haveria crimes internacionais porque Bolsonaro não os teria praticado com suas mãos —leis internacionais estipulam graus de responsabilização, como incitação e colaboração, por quem tem o controle de quem os perpetua.

Ao não chamar genocídio por seu nome, a CPI evidencia que não há no país meios para investigar seriamente essas alegações. Fazê-lo de forma estratégica para ver o relatório aprovado não diminuiu a plausibilidade da acusação. Ao chamar ao menos de crime contra a humanidade, a CPI serve de antessala para o TPI, que, pela regra de complementaridade, deveria agir enquanto Aras e Lira dormem sobre pilhas de pedidos de investigação.

Pobre o país que não chama os seus horrores pelo nome que têm; paupérrimo o país que faz do silêncio sobre esses horrores o seu ofício. A CPI contribui para quebrar tal silêncio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.