Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus cracolândia

Cracolândia, o racismo custa

Relatório da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas revela valores consumidos pela prioridade em 'megaoperações policiais, vigilância e criminalização'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Cê imagina que na Cracolândia são os indesejáveis, né, são aqueles que são expulsos das periferias, aqueles que saíram do sistema prisional". Este é um trecho de uma das entrevistas realizadas pelo estudo inédito "Racismo e a gestão pública das políticas de drogas na Cracolândia". Produzido pela organização Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, o relatório lançado nesta quinta-feira (9) escancara que o racismo, na Cracolândia, custa; e ali a moeda é a dor preta.

Movimento de usuários de droga na Cracolândia, no centro de São Paulo
Movimento de usuários de droga na Cracolândia, no centro de São Paulo - Bruno Santos - 10.jun.21/ Folhapress

Focar em uma análise orçamentária criteriosa, como faz o estudo, não serve para quantificar vidas; pelo contrário: busca dissecar as entranhas das relações de poder que os números mascaram a olho nu, mas evidenciam quando observados no microscópio. O relatório revela que o foco na Cracolândia tem sido primordialmente em "megaoperações policiais, vigilância e criminalização", em vez de políticas comprovadamente mais efetivas como as de redução de danos e moradia que garantam dignidade e direitos.

Primeira evidência da falência de repressão como política de drogas: investe-se mais em equipamentos de repressão do que se ganha em apreensões de drogas. Entre 2017 e 2020, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu R$ 342 mil em drogas; a Inspetoria Regional de Operações Especiais (IOPE) gastou em equipamentos R$ 127 mil a mais do que isso. Segunda evidência: apesar do caráter intersecional do Programa Redenção, há um desmonte da Operação Trabalho para usuários, e desocupação de hotéis e pensões.

Nas redes sociais, Cracolândia se torna "Odiolândia", nome de uma exposição da artista Giselle Beiguelman, em 2017, que reuniu reações odiosas online contra usuários de crack em SP. O que o relatório da Iniciativa revela é que o ódio contra usuários tem nome: racismo. A Cracolândia materializa em um território o governo da morte e do deixar morrer que somente o racismo pode conceber. Ou investimos em alternativas de vida, ou continuaremos a bancar a morte preta dos indesejáveis.

Cracolândia volta a rua Dino Bueno na esquina com a rua Helvetia, onde o fluxo se concentrava antes da megaoperação na região em 2017
Cracolândia volta a rua Dino Bueno na esquina com a rua Helvetia, onde o fluxo se concentrava antes da megaoperação na região em 2017 - Danilo Verpa - 27.ago.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.