Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus mudança climática

Lula faz discurso histórico, mas não pode errar

Presidente eleito precisa mostrar que não é só de discursos que a sua política climática será feita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fala do presidente eleito Lula na COP27 é nada menos do que uma aula de política externa estadista cujo primor resta cristalino em suas linhas e entrelinhas — é um discurso marcado pelo equilíbrio de opostos, que evita o confronto, mas mantém a contundência. Nada disso poderia ser feito, aliás, sem a liderança de Marina Silva. Pena que o grupo de transição na área internacional não reflita a pluralidade que fez possível este momento na COP.

Magistralmente, Lula desarma diversas bombas maniqueístas de seu antecessor. Não opõe meio ambiente a agronegócio: "produção agrícola sem equilíbrio ambiental deve ser considerada uma ação do passado", diz. Não opõe Sul Global aos países desenvolvidos, mas cobra estes: "Minha volta também é para cobrar aquilo que foi prometido [pelos países ricos]", inclusive mecanismos de "perdas e danos". Não opõe cooperação a soberania. Como centrista radical que é, Lula equilibra peças onde o xeque-mate climático está em todos se sentirem agraciados.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP27 - Ahmad Gharabli/AFP

Passado o discurso histórico, Lula tem só um problema na agenda climática: não pode errar. O custo de centralizar a política externa em clima — a melhor aposta para o país hoje é se tornar fluente na linguagem diplomática do século 21 — é que Lula precisará mostrar desde o primeiro dia que não é só de discursos e conferências no Brasil, por mais importantes que sejam, que a sua política climática será feita. A boa notícia é que caminho para tanto já foi mapeado.

No dia 1º de janeiro de 2023, Lula terá 401 normas federais para revogar ou rever como mapeou o Instituto Talanoa. O governo deve igualmente colocar o dinheiro onde sua boca está: regular a descarbonização da economia, conforme relatório da rede Laclima. Brasil há de enfrentar as emergências humanitárias como intrusão da Terra Indígena Yanomami, como aponta o Observatório do Clima. Clima é questão de justiça histórica, inclusive racial: Lula tem a chance de colocar os alvos do genocídio como protagonistas da reconstrução.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.