Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Faltou um De Bruyne no Brasil

Receio que tive sobre ausência de craque meio-campista se concretizou

Belo Horizonte

Estou triste. Confesso que também me iludi, pois achava que o Brasil, apesar das deficiências mostradas na marcação do meio-campo, contra o México, venceria, pela tradição, pela qualidade dos jogadores e pelo conjunto.

A turma do oba-oba estava eufórica. Após a vitória sobre o México, nas oitavas de final, voltaram a soberba, o entendimento de que o Brasil é o país do futebol e que os maiores craques são sempre os nossos, as afirmações de que o ótimo Alisson seria superior ao magistral e gigante goleiro Courtois e que o excelente Tite é o melhor treinador do mundo, dita pelo corporativista Muricy Ramalho, além de tantos outros pachequismos.

A Bélgica mudou o sistema tático, ao jogar com uma linha de quatro defensores, três no meio-campo e três na frente (De Bruyne, pelo meio, armando as jogadas, e Lukaku de um lado e Hazard de outro). De Bruyne recebia a bola livre e tocava para os endiabrados Lukaku e Hazard. A Bélgica fez dois gols e teve chances de fazer mais. Paulinho e Coutinho não marcavam e deixavam Fernandinho sozinho, que, aliás, também errou demais, quando tinha a bola. Os belgas jogaram no sistema tático idêntico ao do México. A diferença está na enorme qualidade individual dos três jogadores mais adiantados, De Bruyne, Hazard e Lukaku.

Por outro lado, a Bélgica marcava mal, com apenas três jogadores no meio-campo, além do pouco talento dos quatro defensores. O Brasil criou um grande número de ótimas chances de gol, do primeiro ao último minuto de jogo, e só fez um, por erros bisonhos na finalização e pela atuação magnífica de Courtois. A partida poderia ter terminado com uma vitória expressiva do Brasil. Seria também justo, como foi a vitória da Bélgica, pela enorme eficiência e pelos craques que tem.

Faltou um De Bruyne no Brasil. O receio que eu sempre tive de que a ausência de um craque meio-campista, que joga de uma intermediária à outra, pudesse ser um fator muito negativo se concretizou.

Tite errou quando colocou Gabriel Jesus pela direita, com Firmino de centroavante. Douglas Costa deveria ter entrado desde o início da segunda etapa. Perdeu-se um bom tempo. Neymar teve várias chances de brilhar, mas fez escolhas equivocadas.

Acabou. Mais uma decepção. Apesar de erros pontuais, o trabalho de Tite foi excelente, e ele deveria continuar, mas sem ser santificado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.