Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

O que chamam de falso 9 é o verdadeiro centroavante

Gabriel Jesus é um bom centroavante, mas não está entre os principais do futebol mundial

Escutei, um milhão de vezes, que Gabriel Jesus atuou mal na Copa porque seu talento foi inibido, por ter sido um centroavante tático. Grande bobagem. Falam ainda que ele não é centroavante, que é um meia-atacante ou um jogador pelo lado. Outra bobagem.

Gabriel Jesus foi criticado por não ter marcado gols na Copa da Rússia
Gabriel Jesus foi criticado por não ter marcado gols na Copa da Rússia - Ben Stansall - 29.abr.2018/AFP

Gabriel Jesus não foi bem na Copa porque não fez gols, por errar muito e ficar confuso quando saía da área para receber a bola, e porque criaram uma expectativa acima da realidade. Ele é um bom centroavante, mas não está entre os principais do futebol mundial. É reserva no Manchester City, onde tem uma boa média de gols, porque o time cria inúmeras chances de marcar. Gabriel tem grandes chances de evoluir até o próximo Mundial.

Gabriel Jesus tem todas as características de um centroavante. É veloz, se posiciona bem dentro da área, finaliza com eficiência, faz bem a função de pivô e ainda marca os zagueiros na saída de bola. Mesmo assim, insistem que ele é um falso 9, como se existisse um manual, uma regra, para definir o jogador da posição. São os Zé Regrinhas.

Os melhores centroavantes da história são os que, além de artilheiros, têm muito talento fora da área. Anteveem o lance, se deslocam para receber a bola e, quando chegam os zagueiros, a bola já está no gol. Já os centroavantes comuns adoram o confronto físico. Escondem as limitações técnicas.

A moda é o falso 9. Muitos centroavantes são tratados dessa maneira no Brasil. Qualquer dia, vão dizer que o jovem e brilhante Pedro, do Fluminense, é um falso 9, pois, além de artilheiro, dribla e dá passes de calcanhar. Centroavante não pode fazer isso. Tem de ser grosso.

O que chamam de falso 9 é o verdadeiro centroavante, que sabe jogar futebol. O falso é o que dizem ser o típico, o verdadeiro.

Mano explica

Flamengo e Cruzeiro fazem o clássico nacional da rodada, pela Libertadores. O Cruzeiro é um time organizado, cascudo, que marca bem e que sabe jogar fora de casa, contra fortes adversários. Às vezes, fica muito previsível, burocrático, contido. É o terceiro pior ataque do Brasileiro. Mano explica.

O Flamengo é a equipe brasileira que mais agrada, pela troca de passes, aproximação dos jogadores e domínio da bola. Barbieri faz um ótimo trabalho.

Já o São Paulo, líder do Brasileiro, é o time que tem uma estratégia mais regular e consistente. Marca com rigidez, com duas linhas de quatro, pressiona quem está com a bola e, quando a recupera, contra-ataca com eficiência.

Em outra coluna, disse que o Flamengo deixa muitos espaços na defesa, por jogar apenas com um volante e pelo fato de os zagueiros ficarem muito encostados à grande área. Corrijo. O Flamengo tem a segunda melhor defesa do Brasileiro. Os três meios-campistas, Diego, Paquetá (não joga nesta quarta) e Éverton Ribeiro, voltam rapidamente para marcar, e os dois laterais avançam no momento certo.

O hábito de jogar com os zagueiros muito recuados é um vício de todas as equipes brasileiras.
Agora, está claro. Os clubes, os treinadores, a CBF e os parceiros assumiram que o Brasileiro está em terceiro plano, abaixo da Copa do Brasil e da Libertadores.

Vários técnicos, e não apenas Renato Gaúcho, tem escalado todos os reservas em alguns jogos. As partidas mata-mata, com todos os titulares, atraem mais público, e os prêmios pelas conquistas aumentaram muito. Todos culpam o calendário, mas não fazem nada para mudá-lo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.