Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Tite precisa explicar melhor

Treinador não deu justificativa para algumas escolhas na seleção

O técnico Tite durante anúncio dos convocados para amistosos nos EUA
O técnico Tite durante anúncio dos convocados para amistosos nos EUA - Pedro Martins - 17.ago.18/Mowa Press

Pego carona em uma discussão do programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, onde se discute, com profundidade, os detalhes técnicos e táticos, para dizer que, no passado, como agora, também existiam jogadores que, nos intervalos dos treinamentos e das partidas, pensavam no jogo e no futebol.

Gérson ficava no hotel, discutindo detalhes do jogo com os outros atletas. Sem ninguém me pedir, eu encostava no volante, quando o adversário tinha a bola, para evitar que ele a recebesse livre, pois sabia que, dele, iniciariam as jogadas ofensivas.

Evidentemente, os atletas de hoje têm muito mais informações, estatísticas.

Isso ajuda muito. Mas tão importante é saber ver, observar os detalhes objetivos e subjetivos. Isso também é conhecimento.

Mano Menezes e Felipão são dois treinadores que enxergam bem o jogo. O Palmeiras talvez seja o único grande time do mundo que tem duas equipes do mesmo nível técnico. As maiores da Europa possuem alguns jogadores especiais, que não têm reservas à altura. Atuam a maioria das partidas. Os treinadores poupam dois ou três atletas diferentes a cada jogo. Raramente, a maioria do time.

O elenco do Palmeiras é nitidamente superior ao do Cruzeiro, mas os times que entram em campo são mais ou menos iguais. Não há favorito.

O elenco do Cruzeiro é supervalorizado. Alguns reservas são fracos, como os laterais Ezequiel e Marcelo Hermes, os armadores Bruno Silva, Mancuello e David.

Na outra partida da Copa do Brasil, o Flamengo tem elenco e time superiores ao do Corinthians, mas, como é irregular, o resultado é incerto.

O Flamengo tenta jogar um futebol leve, de troca de passes, ofensivo, como os grandes times, o que não é.
Algumas vezes, falta um jogo mais emocional, de pressão ao adversário.

O problema principal do Corinthians não é Jair Ventura arrumar a defesa, como se espera. A deficiência maior está quando o time tem a bola e não sabe o que fazer com ela.

É leviano dizer que Fagner, Tite e os médicos da seleção e do Corinthians teriam participado de uma fraude, para Fagner atuar contra o Flamengo. 

Algo parecido ocorreu com Arrascaeta. Ele se apresentou à seleção uruguaia, foi dispensado por causa de uma contusão e deve jogar pelo Cruzeiro, contra o Palmeiras.

Tite precisa explicar

Por que Tite não convocou Marcelo, 30 anos, melhor lateral esquerdo do mundo e tricampeão da Europa, pelo Real Madrid, e chamou o reserva Filipe Luís, 33 anos?

Como Tite não explicou o motivo, tenho o direito de deduzir que o técnico ficou decepcionado com os avanços de Marcelo na Copa e quer um lateral mais marcador.

As falhas defensivas da seleção não foram somente de Marcelo. Neymar e Coutinho não voltavam para marcar pela esquerda, e Marcelo ficava desprotegido. Com qualquer outro lateral, ocorreria o mesmo, ainda mais contra a Bélgica.

Tite lamentou, recentemente, a contusão de Renato Augusto. Como Coutinho foi o substituto, deduzi, novamente, que o técnico mudaria o sistema tático, após a Copa, o que não aconteceu contra os Estados Unidos.

Por que Tite não convocou Gabriel Jesus, seu xodó na Copa, ainda mais depois que Pedro foi dispensado?
Como o técnico não explicou, deduzo, mais uma vez, que Tite deve ter perdido a confiança no jogador. Gabriel Jesus é jovem, com grande chance de evoluir até 2022. Não pode ser descartado.

Tite precisa explicar melhor.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.