Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

No passado, os craques tinham mais espaço e chances de fazer gols

Isso valoriza ainda mais os grandes atacantes atuais, como Cristiano Ronaldo e Messi

Neste meio de semana, Palmeiras e Grêmio devem confirmar suas vagas nas semifinais da Libertadores.

As chances do Cruzeiro são apenas razoáveis. Acostumado a jogar com segurança, terá de pressionar o Boca desde o início, correndo o risco de sofrer um e de ter de fazer quatro gols.

No Brasileiro, se o Cruzeiro usasse em quase todas as partidas os titulares, estaria na disputa do título. A equipe reserva tem muitos jogadores fracos.

O mais correto seria poupar uns dois ou três atletas a cada jogo. O Palmeiras, por ter dois times do mesmo nível, é exceção.

Deyverson continua com seus gestos teatrais e provocativos. Pior, prejudica a equipe por receber vários cartões e ainda estimular a violência dos adversários.

Alguns falam que seu comportamento histriônico é de alegria, de descontração. Outro disse que Deyverson é uma personalidade interessante. Parei!

Uma das razões, talvez a principal, da queda do São Paulo é o fato de que, nas seguidas vitórias, o time estava sempre próximo do empate. Raramente demonstrava nítida superioridade.

O futebol é complexo. Nós é que tentamos simplificá-lo, com nossas racionalizações e lugares-comuns.

A média de gols do Brasileiro é baixíssima. Isso ocorre por deficiências técnicas, por ter poucos bons centroavantes e, principalmente, porque as equipes passaram a marcar com mais jogadores e de uma maneira mais organizada.

Isso começou com o Corinthians, com Mano Menezes e Tite. Os dois seguiram o modelo inglês, iniciado em 1966, com o 4-4-2 (duas linhas de quatro e mais dois atacantes). Várias equipes recuavam um dos dois da frente, para armar as jogadas, formando o 4-4-1-1, idêntico ao moderno 4-2-3-1.

Durante longo período, as equipes brasileiras desprezaram essa formação defensiva. Achavam que era uma retranca.

Predominou, nessa época, o sistema tático com dois volantes e dois meias centralizados, mais dois atacantes (4-2-2-2), e o com um trio no meio-campo, formando um losango, com três volantes, um meia de ligação e dois atacantes (4-3-1-2).

Nas duas formações, não havia meias ou atacantes pelos lados. Os laterais defendiam e atacavam, isoladamente, com a cobertura dos volantes.

Hoje, muitas equipes europeias têm atuado com um trio no meio-campo, um jogador de cada lado e um centroavante. Pode chamar de 4-1-4-1, 4-3-3 ou 4-5-1. Não faz diferença.

Quando a equipe perde a bola e não pressiona para recuperá-la onde a perdeu, recua e marca com cinco no meio-campo e mais quatro atrás.

No último Mundial, muitas seleções jogaram com cinco defensores (três zagueiros e dois alas), mais três ou quatro à frente dos cinco. É a retranca moderna.

Atualmente, todos os times brasileiros marcam com duas linhas de quatro. O problema é que, quando recuperam a bola, falta qualidade técnica, hábito de trocar passes e intensidade para atacar com muitos jogadores.

Preferem os chutões e os cruzamentos para a área. Daí, o número pequeno de gols.

Cristiano Ronaldo comemora gol pela Juventus
Cristiano Ronaldo comemora gol pela Juventus - Miguel Medina - 16.set.18/AFP

No passado, os grandes times e craques tinham mais espaço e mais chances de fazer gols, o que valoriza ainda mais os grandes atacantes atuais, como Cristiano Ronaldo e Messi, com um número absurdo de gols.

Se Pelé jogasse hoje talvez fizesse uns cem gols a menos, mas ainda teria mais de mil. Isso não diminuiria em nada sua genialidade nem o faria perder o título de melhor do mundo de todos os tempos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.