Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Dudu merece o título de melhor do Brasileiro, o que não significa que o seja

Prêmio é dado quase sempre a um jogador que atua na equipe campeã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo os calculistas, tudo poderá ser decidido nesta rodada do Campeonato Brasileiro: o campeão, os quatro e os seis primeiros e os rebaixados para a Série B. Se tudo ficar para a última rodada, será mais emocionante.

Independentemente das duas últimas rodadas, Dudu merece o título de melhor do campeonato, o que não significa que seja o melhor de todos, pois, quase sempre, o escolhido atua no time campeão. Tite tem preferido Everton a Dudu, dois jogadores com características parecidas e que jogam na mesma posição.

A seleção possui atacantes pelos lados superiores aos dois, como Neymar, Philippe Coutinho, Willian e Douglas Costa. Além disso, Richarlison garantiu lugar nas próximas convocações. Ele pode atuar pelo lado e como centroavante. Possui boa técnica, é alto, forte e excelente no jogo aéreo. O Brasil, que há muito tempo não faz um gol de falta, tem feito muitos de escanteio, por ter ótimos cabeceadores e cruzadores, como Willian, Coutinho e, especialmente, Neymar.

Dudu comemora seu gol na partida contra o América-MG, no Allianz Parque
Dudu comemora seu gol na partida contra o América-MG, no Allianz Parque - Ale Cabral/Agif

Tite tem testado a estratégia ofensiva do Liverpool, com Firmino, voltando para receber a bola, e com Richarlison ou Gabriel Jesus pela direita, entrando em diagonal, no espaço deixado pelo centroavante. Assim joga Salah. Apesar de voltar para receber a bola, Neymar pode também, em muitos momentos, fazer o mesmo pela esquerda, como Mané faz no time inglês.

Tite tem pedido a Arthur, como fazia Renato Gaúcho no Grêmio, para, de vez em quando, se infiltrar na área. Não é sua característica. Por isso, Tite pensa em usá-lo também como primeiro reserva de Casemiro, como no amistoso contra o Uruguai, pois tem ótima saída de bola da defesa para o ataque.

A dúvida mais importante de Tite continua sendo onde colocar Coutinho, o segundo mais talentoso jogador do meio para frente. O Barcelona resolveu essa questão ao escalá-lo mais à frente, ao lado de Messi e Suárez, com o meio-campo formado por Sergio Busquets, Ivan Rakitic e Arthur. Quando o time perde a bola, Coutinho volta para marcar pela esquerda, formando uma linha de quatro no meio. É muito mais fácil recompor pelo lado do que pelo meio.

A atual geração brasileira, que é muito boa, mesmo não sendo do nível das melhores gerações da história, chegou ao auge em 2018 e ainda será forte em 2022. Entretanto, o Brasil, que quase sempre teve um supercraque em sua equipe, corre o risco de não tê-lo após 2022. Jovens talentos, como Vinícius Júnior, Rodrygo e outros, são excelentes, podem evoluir, mas, dificilmente, chegarão a tanto.

Percebo que muitos técnicos e comentaristas esportivos, sejam eles ex-jogadores ou não, confundem as posições e as funções dos meio-campistas, que atuam de uma área à outra, como Luka Modric, Rakitic, Toni Kroos, Paul Pogba, Kevin De Bruyne e mesmo outros mais discretos, como Willian Arão, com as dos meias ofensivos, frequentes no Brasil, como Diego e Paquetá. 

O meio-campista joga de trás para frente, e o meia ofensivo, de frente para trás. Seria como olhar para o futuro ou para o passado. A visão do meio-campista é mais ampla, com todo o campo à sua frente.

Arthur é a esperança de o Brasil ter um meio-campista do nível dos melhores do mundo —ainda não é e está longe de ser —, o que não ocorre há décadas. Isso não é por acaso, e sim porque os técnicos dividiram o meio-campo entre os volantes que marcam e os meias ofensivos que atacam. 

Além disso, confundem futebol eficiente, moderno, veloz, intenso, emocionante e equilibrado, características importantes, com mediocridade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.