Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Futebol Internacional

Técnicos brasileiros ignoram e/ou têm medo de implantar os avanços do futebol

Treinadores do país preferem a mesmice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mauro da Luz comemora após driblar o goleiro Vanderlei e marcar o gol do River Plate (URU) sobre o Santos, pela Copa Sul-Americana - Miguel SCHINCARIOL/AFP

No gol do fraco River Plate do Uruguai, que eliminou o Santos da Copa Sul-Americana, os dois zagueiros estavam no meio-campo. A bola foi lançada nas costas dos defensores, o goleiro Vanderlei saiu do gol e foi driblado. Lance parecido ocorreu na recente vitória do Santos sobre o São Paulo, quando o goleiro Tiago Volpi saiu atrasado.

No meio da semana, assisti à quase todos os jogos das principais equipes europeias, e nenhuma atuou com os zagueiros na linha do meio-campo, como o Santos, nem muito recuados, colados à grande área, como é habitual no futebol brasileiro. Os zagueiros se posicionavam na intermediária, mais ou menos na mesma distância das linhas da grande área e do centro do campo.

Com isso, havia menos espaços nas costas dos defensores e entre eles e os armadores.

Para evitar as bolas nas costas, é preciso bom posicionamento, zagueiros rápidos e goleiros treinados para fazer a cobertura, além da marcação por pressão, para não deixar o adversário ficar com a bola e lançá-la no espaço vazio.

Na Copa de 2014, o goleiro Neuer, da Alemanha, deu um show nas saídas do gol. Chegava sempre antes do atacante. 

Ederson, da seleção e do Manchester City, talvez seja hoje o goleiro que melhor joga fora do gol, pela chegada rápida na cobertura e por ter um ótimo passe. Desarma e inicia o contra-ataque. 

São os avanços do futebol, que os técnicos brasileiros ignoram e/ou têm medo de implantar. Preferem a mesmice. 

Por melhor que a defesa seja preparada para jogar com os zagueiros adiantados, há sempre mais riscos que o habitual.

Os técnicos Alberto Valentim, do Vasco, quando dirigiu o Palmeiras, Cristóvão Borges, em todas as equipes que comandou, e Levir Culpi, no Brasileiro do ano passado, organizaram os times com os zagueiros adiantados, quase na linha do meio-campo, e se deram mal.

Não basta ter bons conceitos. É preciso saber fazer.

O Athletico, quando era dirigido por Fernando Diniz, sofria muitos gols, porque tentava trocar passes, perdia a bola e deixava grandes espaços na defesa. Com o Fluminense, isso não tem ocorrido. É uma evolução do técnico. A dificuldade maior do Fluminense, assim como a do Santos, é a pouca qualidade individual.

Cada vez mais, os grandes times europeus alternam, em um mesmo jogo, dependendo do momento, a marcação mais adiantada por pressão com a mais recuada, para fechar os espaços e contra-atacar. 
O Atlético de Madri, dirigido por Simeone, faz isso muito bem. No Brasil, o Grêmio tem postura parecida, além de proteger a defesa com a posse de bola e a troca correta de passes.

Após resultados negativos de Fluminense e Santos, surgem duras críticas a Fernando Diniz e a Sampaoli, tratados como professores pardais, que gostam do jogo bonito, mas improdutivo, desvinculados da realidade. Os adeptos da mesmice ficam eufóricos. Os outros treinadores se sentem vitoriosos e mais seguros do que fazem. O derrotado é o futebol brasileiro, que não sai do lugar.

A intolerância e a radicalidade na vida brasileira estão também presentes no futebol. É necessário criticar a incapacidade de inovar e as condutas ultrapassadas da maioria dos treinadores brasileiros, mas sem se iludir que tudo o que é novo, diferente, seja bom. A racionalidade, a independência e a isenção, para observar e opinar, são cada vez mais raras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.