Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Nas finais estaduais, existe mais que um 'fato novo' ou superstição

Em um clássico mineiro, a grande atração foi o confronto, antes do jogo, entre pais de santo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje, é dia de clássicos em todo o Brasil. Tudo é incerto. Espero que sejam em paz, sem violência, dentro e fora de campo.

Quando menino, ia, com meu pai, ver os clássicos no Independência. Atlético e América era chamado de "Clássico das Multidões". Gostava de ficar na primeira fila da arquibancada, onde poderia ver tudo mais de perto.

Aos 16 anos, antes do Mineirão, já era titular do Cruzeiro e atuei em vários clássicos no Independência.

Torcida do Atlético-MG no Mineirão em jogo entre Cruzeiro pelo Brasileiro do ano passado
Torcida do Atlético-MG no Mineirão em jogo entre Cruzeiro pelo Brasileiro do ano passado - Divulgação

Em um deles, contra o Atlético, todos os jogadores foram expulsos, por causa de uma briga. Perdi o direito de ganhar o importante prêmio da época, o Belfort Duarte, para os atletas que não eram expulsos por dez anos. 

Poderia ter reivindicado, já que a expulsão foi coletiva. Moisés, do Vasco, dizia que "zagueiro que se preze não ganha o Belfort Duarte".

Em outro clássico no Independência, a grande atração foi o confronto, antes do jogo, em volta do campo, entre os pais de santo de Atlético e de Cruzeiro. Os torcedores deliravam com os pássaros que eram soltos e com a fumaça. Deu empate, entre os pais de santo e no jogo.

O Cruzeiro está bem melhor, mas o Atlético conta com o "fato novo", a troca do técnico. Mesmo que seja algo banal, é uma superstição que pode mexer com o emocional dos jogadores. 

Escrevi, em outra coluna, que Rodriguinho joga com a cabeça em pé, sem olhar para a bola. Isso, o tamanho da testa e o início de uma calvície me lembram de um jogador do Cruzeiro dos anos 1960. Quem seria?

No Rio, o Flamengo é melhor, porém o "fato novo" para o Vasco é que, segundo outra superstição do futebol, um time que goleia em um jogo costuma não marcar na partida seguinte. 

Com um modesto time, o Vasco é finalista do Estadual, ganhou a Taça Guanabara, continua na Copa do Brasil e, mesmo assim, o técnico Alberto Valentim é vaiado em todos os jogos. 

Ele pode ser bicampeão, já que ganhou o título pelo Botafogo, em 2018.

No Paulista, o "fato novo" para o São Paulo é que o Corinthians, apesar de ter eliminado o Santos nos pênaltis, perdeu a partida e jogou muito mal. 

 

Isso pode ser o início do fim da mística de que, com Carille, o Corinthians ganha os clássicos. 

Além disso, existe a superstição de que, como o Corinthians foi campeão paulista, no ano passado, quando era chamado de quarta força, isso pode se repetir com o São Paulo.

Na decisão gaúcha, como em São Paulo, não há favorito. Na final, existe mais que um "fato novo" ou uma superstição. O centroavante Guerrero, que está louco para fazer gols e recuperar o tempo perdido, é um reforço importante para o Inter.

Além dos fatos novos, no meio da semana, houve também grandes fatos, no futebol e no mundo. 

O jovem brasileiro David Neres fez mais um golaço para o Ajax, no empate com a Juventus. Messi deu um passe preciso, de costas, sem ver, para Suárez fazer o gol da vitória do Barcelona sobre o Manchester United. 

Com isso, aumentou a suspeita de que Messi, como os maiores craques da história, possui um terceiro olho, o da genialidade. Falta uma foto para comprovação, como a do buraco negro, o fato mais surpreendente e impressionante do ano, um dia histórico para a ciência.

Em minha ignorância cósmica, achava que o buraco negro era uma metáfora delirante de Einstein. O que sentiria e pensaria Einstein se visse a foto, a comprovação de sua teoria? Quem sabe apareça alguma foto do terceiro olho de Messi?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.