Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Amor, ódio e o novo capitão da seleção brasileira

Existem muitas lendas, mitos e exageros sobre os capitães no futebol brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A seleção, com Tite desde as eliminatórias para a Copa de 2018, tem jogado com um trio no meio-campo, formado por um volante e um meio-campista de cada lado, que marcam e atacam. Nas eliminatórias, eram Casemiro, Paulinho e Renato Augusto. No Mundial, entrou Coutinho no lugar de Renato Augusto. Na Copa América, deve ser Arthur ou Allan, Casemiro e Coutinho. Podem chamar de 4-3-3 ou de 4-1-4-1. Não faz diferença.

Coutinho costuma, naturalmente, alternar o desenho tático durante o jogo. Ele avança pelo centro, como um meia ofensivo, e deixa o meio-campo com os dois volantes, Casemiro e Arthur. O time passa a jogar no 4-2-3-1. Neymar pode também atuar pelo meio, revezando com Coutinho, um pela esquerda e outro pelo centro.

Daniel Alves 'toma' de Neymar a faixa de capitão da Seleção. Carl de Souza/AFP - AFP

Os números servem apenas de referências, para jogadores e técnicos, para a TV exibir o desenho tático antes do jogo e para os comentaristas mostrarem que conhecem bem o assunto. Quando a bola rola, os jogadores não param de correr e, a cada instante, formam um sistema diferente. Alguns analistas, durante as partidas, tentam correr atrás dos jogadores, para descobrir a formação tática do momento.

Se a seleção não for bem e se Neymar não der show, ele e Tite serão duramente criticados. A pressão é grande. Existe, nos programas esportivos diários, um excesso de informações e de opiniões sobre Neymar, da escolha do capitão e de suas atuações até longas discussões sobre suas baranguices fora de campo. Há coisas mais importantes. A seleção não é só Neymar. Existe uma relação de amor e ódio a ele, no momento mais de ódio.

Existem muitas lendas, mitos e exageros sobre os capitães na história do futebol brasileiro. Os grandes times sempre tiveram vários em campo. Na Copa de 1970, Gérson foi o principal. Daniel Alves, escolhido por Tite, sempre foi um dos capitães em campo. Agora, é o oficial, merecidamente. Em campo, Daniel Alves talvez seja o jogador mais lúcido e sóbrio, embora seja excêntrico fora dele.
 

Enquanto a seleção brasileira treina, continuam outras competições. O Brasileiro está no início, e já começaram a avacalhar a competição. Alguns clubes vendem o mando de campo, os técnicos, por causa de jogos no meio e no fim de semana, em vez de poupar dois ou três jogadores, escalam quase ou todos os reservas, e, ainda, os dirigentes cedem, sem protestar, jogadores importantes às seleções de base, além dos que jogarão a Copa América.

O Athletico, mesmo fora, contra o River Plate, pode ser campeão da Recopa Sul-Americana, o que será importante para reforçar sua posição entre os grandes do futebol brasileiro. A equipe paranaense tem a vantagem de um gol.

Pela Copa do Brasil, o Bahia, por jogar em casa, ter a vantagem de um gol e ser bastante organizado, tem ótimas chances de eliminar o São Paulo, uma equipe ainda indefinida. Alexandre Pato continua disperso, perdido, sem saber seu lugar.

O Cruzeiro vai muito mal, dentro e fora de campo. São gravíssimas e contundentes as acusações mostradas pela Rede Globo, do ponto de vista contábil, esportivo e criminal. Há muito tempo isso já era conversa de botequim. A Polícia Civil está investigando. Vamos aguardar.

O Cruzeiro, seja com os dois meias, Thiago Neves e Rodriguinho, desde o início, seja com a entrada de mais um volante, no segundo tempo, no lugar de Rodriguinho, não melhora. Não parece ser apenas uma má fase.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.