Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Uma nova seleção, sem Neymar

Mesmo sem o atacante, o Brasil pode ter uma equipe forte na Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os times brasileiros, acostumados durante décadas com estratégias medíocres e ultrapassadas, começam, aos poucos, a utilizar novas condutas, que já são rotineiras nas grandes equipes europeias.

Uma delas é marcar por pressão, mais adiantado, e outra é trocar passes desde o goleiro para evitar os chutões. São posturas de risco, se não forem bem executadas, por causa da perda da bola perto do gol e por deixar, entre o meio-campo e os zagueiros, muitos espaços para o contra-ataque, ainda mais que os defensores brasileiros atuam colados à grande área.

Times de Fernando Diniz constroem o jogo desde o fundo, com os goleiros
Times de Fernando Diniz constroem o jogo desde o fundo, com os goleiros - Luisa Gonzalez/Reuters

Em vez de desistir de mudar, por causa dos riscos, as equipes brasileiras precisam aprender a executar bem as novas estratégias. Obviamente, a qualidade individual é muito importante. São poucos os zagueiros que atuam no Brasil que têm bom passe. Dedé, se quiser jogar na seleção, precisa corrigir essa deficiência. Rodrigo Caio, dos zagueiros que atuam no futebol brasileiro, talvez seja o que melhor passe a bola, pois começou a carreira como volante.

Quando Piazza, na Copa de 1970, jogou na posição de zagueiro, ele, que já era um bom passador como volante, passou a ter um passe muito melhor, pois as dificuldades e necessidades são diferentes nas duas posições.

Alguns times brasileiros, como Fluminense e Santos, usam bem a troca de passes desde a defesa, além da marcação mais adiantada. Mas isso é pouco. Há muitos outros detalhes decisivos, como a falta de mais talento da maioria dos jogadores do Fluminense e uma excessiva agitação de Sampaoli.

O Santos tem muita pressa para fazer o gol, às vezes passa do ponto. Time apressado é irregular.

A maioria das equipes brasileiras ainda prefere recuar para contra-atacar. Não se pode confundir contra-ataque com jogar na defesa. Sempre que um time recupera a bola, mesmo que seja perto da área adversária, ele inicia o contragolpe. Equipes, como Liverpool, Manchester City e outros, são ofensivas e ótimas no contra-ataque.

A evolução da seleção contra o Qatar foi a marcação por pressão, que não deixava o adversário, recuado, iniciar o contra-ataque com troca de passes.

Os dois laterais brasileiros, Daniel Alves e Filipe Luís, atuaram muito bem no apoio, facilitados pela marcação errada do Qatar, que jogou com uma linha de cinco, outra de três no meio-campo e nenhum jogador pelos lados, para bloquear o avanço dos laterais. Richarlison mostrou, mais uma vez, que é um jogador de poucos e decisivos lances.

Em poucos minutos de jogo, já deu para ver uma mudança tática no time brasileiro. Quando a equipe perdia a bola e não dava para pressionar, marcava no meio-campo com uma linha de quatro, em vez de três, formada por Coutinho pela esquerda, Richarlison pela direita e os volantes Arthur e Casemiro. Neymar ficava livre, mais pelo meio e mais perto de Gabriel Jesus. Quando Neymar saiu, Everton foi para a esquerda, e Coutinho passou a atuar na mesma posição de Neymar.

Neymar está fora da Copa América. Mesmo sem ele, o Brasil pode ter um time forte, organizado, capaz de ganhar a competição. A questão principal não é saber o quanto Neymar fará falta. É a impossibilidade de ver o mais eficiente e excepcional jogador brasileiro em ação.

Como disse o craque Dirceu Lopes, a fama costuma empobrecer o ser humano. Neymar é mais um.

Vou ver neste domingo (9) a estreia do Brasil contra a Jamaica pelo Mundial feminino.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.