Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

A tradicional dupla de atacantes quase desapareceu das equipes brasileiras

O Flamengo, sob comando de Jorge Jesus, trouxe um duo formado por Bruno Henrique e Gabigol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Existe grande curiosidade sobre o trabalho de Jorge Jesus, no Flamengo. Ele não é apenas um técnico europeu. Tem boas ideias, é ativo, inquieto, detalhista. Não espera para fazer.

No primeiro jogo sob o comando do treinador, pela Copa do Brasil, no empate por 1 a 1 com o Athletico, em Curitiba, o time já mostrou algumas novidades, como a dupla de atacantes, formada por Bruno Henrique e Gabigol, um próximo ao outro, e os dois perto do gol. O resultado foi bom para o Flamengo, mas o Athletico teve muito mais chance de gols e ainda foi prejudicado pela arbitragem.

A dupla de atacantes, característica dos times do passado, quase desapareceu das equipes brasileiras. A que deixou mais saudade foi a com Pelé e Coutinho, com suas magistrais tabelinhas, seguidas de gols.

Homem de vermelho sorri
Gabriel, o Gabigol, comemora gol do Flamengo em partida contra o Fortaleza, em junho, pelo Campeonato Brasileiro - Ricardo Moraes/Reuters

As duplas continuam presentes em muitos times, como a de Cavani e Suárez, na seleção uruguaia, Griezmann e Giroud, na França (seria muito melhor com Benzema), como era de Griezmann e um centroavante, no Atlético de Madrid, e outros.

No passado, a maioria das duplas era formada por um centroavante e um ponta de lança, que voltava para receber a bola. Não confundir o ponta de lança com o meia ofensivo atual, que é mais um armador.

Às vezes, o meia de ligação se aproxima do centroavante, formando uma dupla, como na vitória por 3 a 0 do Cruzeiro sobre o Atlético. 

O técnico Mano Menezes, em uma tacada de mestre, formou duas linhas rígidas de quatro, recuadas, compactas, sem dar uma única chance ao ataque adversário, e colocou dois jogadores hábeis, criativos e velozes na frente, Thiago Neves e Pedro Rocha, para aproveitar os contra-ataques, diante dos lentos zagueiros do Athletico. Fred foi barrado.

As duplas de atacantes e o clássico 4-4-2 começaram com a seleção inglesa, campeã do mundo de 1966, que jogava como fez o Cruzeiro, com duas linhas de quatro e dois à frente no ataque. A partir daí, houve algumas variações táticas sobre o mesmo tema.

Muitos técnicos, já no passado, perceberam que havia um enorme espaço entre os dois volantes e os dois atacantes e recuaram um dos dois para ser o meia de ligação, formando o 4-4-1-1, que é idêntico ao moderno 4-2-3-1.

No Brasil, a evolução foi diferente. O avanço pelas pontas era feito pelos laterais, que eram protegidos pelos volantes. A transição da bola da defesa para o ataque era feita pelo avanço dos laterais e por chutões, o que acontece até hoje. 

A partir do Corinthians, dirigido por Mano Menezes, seguido por Tite e por Carille, os times brasileiros passaram a jogar à moda europeia, com duas linhas de quatro e dois jogadores mais adiantados, geralmente um centroavante e um meia de ligação, além de dois jogadores pelos lados do campo.

Volto ao Flamengo. Além da dupla de atacantes, o time, contra o Athletico, mostrou outras novidades, como a tentativa de pressionar o adversário que está com a bola, adiantar os zagueiros, ter um time compacto, atuar com intensidade e com velocidade na hora dos contra-ataques. É mais ou menos o que faz o Athletico, quando joga em casa. A atuação do Flamengo foi razoável.

A pergunta a ser feita ao jovem e bom treinador do Athletico, Thiago Nunes, é a razão de a equipe ser outra, fora de casa, muito pior. Antes da grama artificial, já era assim. Certamente, ele não tem uma única resposta clara. Nem eu. Suponho que um dos motivos seja uma paralisia emocional, uma saudade excessiva, daquelas que cortam o coração, da casa e do carinho dos seus torcedores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.