Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Aula de um mestre

Passes para o lado são improdutivos. Os treinadores deveriam pensar nisso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, houve várias novidades no futebol brasileiro. O espanhol Juanfran mostrou, como já se sabia, que é um lateral sério e eficiente, no comportamento, nos gestos e na maneira de jogar. Parece um professor, um lateral raiz. Daniel Alves jogou de meio-campista, pela direita, como se visse a partida de cima e de frente para o campo. Enxerga mais que os outros.

Rogério Ceni chegou, deu alguns treinos e já sabia tudo do Cruzeiro. Colocou o hábil e rápido lateral Dodô de volante, no lugar de Ariel. O técnico disse que será Dodô ou Robinho. Como o Santos ficou com um a menos, Rogério, sem perder tempo, antes de acabar o primeiro tempo, recuou Thiago Neves, voltou Dodô para a lateral e pôs Fred de centroavante. Ele sabia que, com a vantagem de um jogador, a bola estaria, com frequência, dentro da área.

 
Juanfran durante seu jogo de estreia pelo time do São Paulo
Juanfran durante seu jogo de estreia pelo time do São Paulo - Nelson Almeida - 18.ago.2019/AFP

Outra novidade, que não foi tanta surpresa, foi a demissão de Fernando Diniz, após mais uma derrota. Penso que quando os resultados são ruins por bastante tempo, o desempenho também não é bom, por razões individuais, coletivas ou as duas coisas. Faltam finalizações mais eficientes, uma melhor marcação, com mais trocas rápidas de passe.

Segundo as estatísticas, o Fluminense é um dos times que mais criam chances de gol no Brasileiro. São, realmente, muitas, mas tenho dúvidas sobre os critérios que os estatísticos usam para definir chance de gol. Em 1995, quando comecei a comentar futebol ao vivo pela TV, anotava todas as oportunidades, pois acho o dado mais importante. Porém, tinha muitas dúvidas. O Fluminense é também um dos times que mais trocam passes no Brasileiro.

No programa Resenha, da ESPN Brasil, o mestre Alex, antes da derrota para o CSA, sem se referir ao Fluminense, explicou que, para ele, um bom passe é o feito para o companheiro próximo, a alguns metros do marcador, e não para o jogador livre. Quando o marcador tenta desarmar, chega atrasado, pois a bola já está com outro, e, assim, sucessivamente. Isso desestrutura a marcação.

Quando o passe é dado para o companheiro muito livre, o que acontece na maioria das vezes, o marcador, em vez de tentar desarmar, recua e fecha os espaços defensivos. A troca de passes passa a ser para o lado, lenta e improdutiva. Os treinadores deveriam pensar sobre isso. 

Fla x Inter

Na média, noto uma evolução individual e coletiva dos times brasileiros. O Flamengo tem mais jogadores brilhantes, do meio para frente, e é mais capaz de encantar e de golear, quando encontra situações favoráveis.

Mas, em dois jogos mata-mata, contra o Inter, não há favorito. O time gaúcho é muito forte defensivamente, sem deixar de atacar, e sabe que, no Maracanã, não poderá perder por dois gols de diferença. O Inter eliminou o Palmeiras após perder por 1 a 0, em São Paulo, e venceu o primeiro jogo, no Mineirão, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil

O Flamengo, com Arão e Cuéllar, sem Diego, fica mais forte no conjunto, pois melhora a marcação, e Arão pode chegar à frente, o que sabe fazer melhor. O Flamengo é o único time brasileiro que tem, habitualmente, dois atacantes pelo meio, hábeis, velozes e artilheiros (Gabigol e Bruno Henrique). Hoje não joga o Gabigol. Se mantiver o desenho tático, Arrascaeta ou Vitinho deve formar dupla com Bruno Henrique.

O Flamengo desperta a saudade da época da tabelinha da dupla de atacantes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.