Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu São Paulo

Daniel Alves atua como se visse o jogo de cima, é sábio em campo

Lateral possui uma brilhante técnica, muita lucidez e pode ser meia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Alves e Filipe Luís, veteranos e titulares da seleção brasileira, embora ache que Marcelo seja melhor, voltaram para o Brasil. Aqui, terão contratos mais longos e ganharão salários iguais ou pouco inferiores aos que receberiam em grandes clubes europeus. Os dois estarão mais próximos dos familiares e poderão programar melhor o futuro. Eles terão, no Brasil, ainda mais prestígio. 

Daniel Alves foi recebido como o grande craque do São Paulo e do futebol brasileiro, o camisa 10. Por outro lado, serão mais cobrados, terão menos segurança pública e companheiros de menor qualidade técnica, além de jogar em times com estratégias diferentes das que tinham no futebol da Europa.

Além da lateral direita, Daniel Alves poderá jogar como um meia-direita, aberto e à frente do lateral, como meio-campista, em um trio no meio-campo, ou como um ala, no esquema com três zagueiros. Ele já atuou algumas vezes nessas funções, com brilho. Daniel Alves possui uma brilhante técnica e muita lucidez.

Daniel Alves durante treino do São Paulo no CCT da Barra Funda
Daniel Alves durante treino do São Paulo no CCT da Barra Funda - Divulgação - 7.ago.2019/Twitter @São PauloFC

​Joga como se visse a partida de cima, com ampla visão do conjunto. É um sábio em campo.

Daniel Alves, cada vez mais, tem sido um armador-lateral, sem avançar como um ponta. Se jogar assim, o São Paulo terá de se organizar coletivamente, para diminuir os espaços nas costas do lateral. Com a contratação do espanhol Juanfran, aumentam as possibilidades de Daniel Alves atuar em outra posição.
Há uma generosa avaliação de Juanfran. Ele, mesmo em seus melhores momentos, foi apenas um bom lateral, muito marcador, disciplinado, longe de ter o talento de um Daniel Alves.

Daniel Alves terá ainda de enfrentar as trapalhadas do VAR no Brasil, que têm sido muito mais frequentes que em outros países. Aumentou o número de pênaltis marcados após a bola bater no braço do defensor. Segundo os especialistas, se a bola bater no corpo e, depois, no braço, não é pênalti. Mas se tocar no corpo e, depois, no braço, fora da posição natural, como se o jogador fosse um bonequinho estático, é pênalti. É regra demais. Os Zé Regrinhas adoram.

O tempo passa, e ninguém sabe se Daniel Alves estará em forma na Copa de 2022. O tempo passou, e Mano Menezes não é mais o técnico do Cruzeiro. Ele reconheceu que o time precisava de um novo treinador, com novas ideias. As dele se esgotaram. 

 

Faltou também ao Cruzeiro, repito, um Guerrero e, principalmente, um Edenílson no meio-campo, e não Edmílson, como saiu na última coluna. Desculpe!

O excelente time do Internacional é parecido com o do Cruzeiro em seus melhores momentos, pela segurança, pela compactação defensiva e por vencer em poucos lances, nos detalhes. Mano Menezes é o professor de Odair Hellmann, de Carille e de outros treinadores. São pragmáticos, disciplinados, racionais.

O futebol mudou nos últimos tempos. Há uma busca, em todo o mundo, por jogar com muita intensidade, muita troca de passes, curtos ou longos, com ousadia, sem fragilizar o sistema defensivo. Isso era impossível no passado. Agora, com os superatletas e com elencos numerosos, já acontece em muitas equipes. Não é mais ser defensivo ou ofensivo. É ser os dois.

Mourinho, desempregado há tempos, disse que está se reciclando, observando. O mesmo deveria ocorrer com outros treinadores. “Tudo é passageiro e eterno”, escreveu Pedro Maciel, poeta e escritor em tempo integral, com quem, de vez em quando, me encontro e converso, em minhas caminhadas até a Savassi, bairro de Belo Horizonte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.