Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Rogério Ceni quer Cruzeiro rápido, intenso e agressivo

Novo técnico busca reproduzir no time mineiro o mesmo futebol mostrado pelo Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duas estreias esperadas devem acontecer hoje no Brasileiro, a de Daniel Alves, no São Paulo, no Morumbi, contra o Ceará, e a de Rogério Ceni, no Cruzeiro, no Mineirão, contra o líder Santos.

Rogério Ceni, além de ter sido um goleiro excepcional, revolucionário, é um profissional perfeccionista, inteligente, autossuficiente, visto por alguns como prepotente. Por sua história e pelo personagem, desperta, como técnico, avaliações apressadas e exageradas, positivas e negativas. 

Ele é mais que um promissor treinador.

Rogério Ceni durante partida do Fortaleza
Rogério Ceni durante partida do Fortaleza - Mauro Pimentel/AFP

Ao chegar ao Cruzeiro, Rogério disse que quer um time rápido, intenso, agressivo. O time não tem essas características. Quem tem é o Santos. O Cruzeiro se destacou, com Mano Menezes, por ser uma equipe segura, calculista. Quando recupera a bola, avança com prudência, lentidão e poucos jogadores. Muitas vezes, funciona bem, principalmente em jogos mata-mata e contra fortes adversários.

Rogério Ceni quer melhorar a saída de bola da defesa, deficiência dos dois ótimos zagueiros e do goleiro Fábio.

Já o Santos gosta de pressionar, recuperar rapidamente a bola e chegar ao gol, com muitos jogadores. É o que Rogério Ceni quer fazer. Isso aumenta os riscos. Se o Cruzeiro já atuar hoje dessa maneira, o jogo vai ficar emocionante e com muitas chances de gol, para os dois lados.

É preciso separar estratégia de jogo do sistema tático. 

Todos os desenhos, na prancheta, podem ser ousados ou prudentes, ofensivos ou defensivos.

O Cruzeiro joga com dois volantes e um meia ofensivo pelo centro. Os volantes marcam, e o meia ataca.

Quem sabe os volantes Henrique e Ariel, estimulados por Rogério Ceni, mostrem que têm condições de fazer algo a mais que desarmar e tocar a bola para o lado? Às vezes, Robinho, criativo e com bom passe, sai da direita para o centro, para ser o armador. Porém, ele não tem mobilidade para tanto, além de ter a função de marcar o lateral adversário.

Já o Santos joga com um volante e com um meio-campista de cada lado, que marcam como volantes e avançam como meias. 

Jorge Sampaoli durante treino do Santos no CT Rei Pelé
Jorge Sampaoli durante treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti

O Inter também joga assim. Se a equipe é compacta, não há necessidade nem espaço para ter apenas um meia de ligação, sem participar da marcação entre os dois setores. Grandes times, como Manchester City e Liverpool, não têm esse clássico meia.

Um time é igual a outro somente na prancheta. O Cruzeiro, com Rogério Ceni, será diferente do Santos, com Sampaoli, mesmo se o Cruzeiro formar um time intenso, rápido e agressivo, como é o Santos. O Santos não joga também como o Fluminense, como muitos falam. 

O Santos gosta de chegar rápido ao gol, com muitos jogadores, enquanto o Fluminense prefere a troca curta de passes, desde a defesa.

O Palmeiras não é igual, na maneira de jogar, ao Liverpool, como teria dito Felipão. O time inglês chega ao gol trocando passes rápidos, enquanto o Palmeiras vive demais das bolas aéreas e das bolas longas.
Somos todos diferentes. Ainda bem. Salve a diversidade.

O Brasil não tem hoje substitutos à altura dos enormes talentos de Thiago Silva, Daniel Alves e Marcelo.

Isso me preocupa. Os três, que estão, há muito tempo, entre os melhores do mundo em suas posições, correm muitos riscos, pela idade, de não estarem bem no próximo Mundial. Isso enfraqueceria a qualidade da seleção.

Uma das principais razões de o Brasil ter sido eliminado na Copa de 2018 foi não ter mais um ou dois craques do meio para a frente ao lado de Neymar, do nível de um Hazard, um De Bruyne.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.