Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

O acaso trocou de lado

VAR aumentou a importância do imponderável, dos mínimos detalhes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primavera chegou, e os ipês estão lindos pelas ruas de Belo Horizonte.

Grêmio e Flamengo foi mais que um grande jogo. Foi um palco para reflexões. Continuo o assunto, embora já tenha sido amplamente debatido e comentado.

A superioridade do Flamengo no primeiro tempo foi enorme, o que não tinha visto um time visitante fazer contra o Grêmio.

O Flamengo, compacto, com pouca distância entre o jogador mais recuado e o mais adiantado, todos articulados, próximos, pressionava quem estava com a bola e a recuperava com facilidade. O Grêmio não viu a bola.

O Flamengo, longe de ter a mesma qualidade individual, me lembrou do Liverpool e do Manchester City, times diferentes, que jogam o melhor futebol coletivo do mundo e que têm em comum a recuperação rápida da bola.

O árbitro argentino Nestor Pitana consulta o VAR durante Grêmio x Flamengo; equipe carioca teve três gols anulados na partida
O árbitro argentino Nestor Pitana consulta o VAR durante Grêmio x Flamengo; equipe carioca teve três gols anulados na partida - Sergio Moraes/Reuters

Na segunda etapa, o Flamengo diminuiu a intensidade, e o Grêmio melhorou. Faltou Maicon, que entrou na metade do segundo tempo e deu um passe preciso para Everton cruzar e Pepê empatar.

Meio-campistas, como Maicon, articuladores, que têm ótimo passe e domínio da bola, foram renegados por um longo tempo, porque não eram volantes nem meias ofensivos. Isso tem mudado lentamente. 

Nos últimos anos, surgiram ótimos meio-campistas, que continuam sendo chamados de segundos volantes, como Arthur, Matheus Henrique, Bruno Guimarães e outros. Gérson, que era um razoável ou um bom meia-atacante, habilidoso, é hoje um excelente meio-campista. Sonho com um craque do nível De Bruyne no futebol brasileiro.

Os milimétricos lances que têm decidido as partidas por meio do VAR, em vez de tornar o futebol mais digital, matemático, como parecia, aumentaram ainda mais a importância do imponderável, dos mínimos detalhes e do acaso.

Por causa de um dedo do pé mais avançado, acontecem vitórias, derrotas e criam-se novos conceitos e verdades. O VAR tornou o acaso mais exato, científico. O acaso apenas trocou de lado.

Jorge Jesus e Renato Gaúcho foram tratados como as estrelas do espetáculo.

Existe um fascínio pelos comandantes, especialmente se eles forem vaidosos, exibicionistas e ainda ótimos treinadores.

Enquanto isso, continua a troca de técnicos no Brasil. Terminei a coluna anterior com a pergunta sobre quem iniciava a fritura dos técnicos, as redes sociais ou os programas esportivos. Há exceções, como o Redação SporTV, comandado por Marcelo Barreto, que faz questão de não iniciar essa discussão.

Muitas trocas de técnicos melhoram os resultados, mas isso não é suficiente para fazer uma análise correta, já que o tempo do que entrou costuma ser muito menor que o do que saiu. Além disso, se o técnico demitido tivesse continuado, a equipe poderia melhorar ou piorar.

Entre as inúmeras razões para a troca dos treinadores, uma das principais é, paradoxalmente, a supervalorização dos técnicos. Há uma ilusão nas vitórias e nas derrotas que tudo foi por causa do treinador e que um novo técnico tem a chave e a magia para fazer o time vencer.

Os treinadores reclamam da instabilidade do cargo com razão, mas parecem gostar dessa situação. Apesar de, várias vezes, recorrerem à Justiça para receber o que têm direito e de, com frequência, morar em cidades diferentes, o que prejudica a vida familiar, eles recebem altíssimos salários e, quando desempregados, sabem que, brevemente, surgirá um novo clube para contratá-los.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.