Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Discussão sobre futebol mais ofensivo ou defensivo é antiga

Gosto mais da seleção de 82, mas é preciso reconhecer qualidades do time de 94

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após o sucesso de Jorge Jesus e de Sampaoli e a chegada de outros treinadores estrangeiros, aumentaram bastante as comparações entre os técnicos brasileiros e os de fora e entre os estilos mais ofensivos e mais defensivos.

O experiente e racional Jesualdo elogiou Sampaoli e Jorge Jesus, mas lembrou a importância da defesa e do equilíbrio. O utilitarista Dudamel falou que seu estilo é o de vencer e que o tempo de vitórias não é o tempo do torcedor nem do emocional. É o tempo da razão. Não tem nada de galo doido.

O português Jesualdo Ferreira substitui o argentino Jorge Sampaoli no comando do Santos
O português Jesualdo Ferreira substitui o argentino Jorge Sampaoli no comando do Santos - Ivan Storti/Santos FC

Dos quatro treinadores estrangeiros confirmados em equipes de Série A, dois são mais ousados (Jorge Jesus e Coudet) e dois são mais prudentes (Jesualdo e Dudamel). Tão ou mais importante que a estratégia é saber fazer. Não basta ter ótimos conceitos.

A discussão de futebol mais ofensivo ou defensivo é antiga. Em 1969, Saldanha, técnico das eliminatórias para a Copa de 1970, escalou quatro no ataque (dois pelos lados e dois pelo centro). Apenas dois marcavam no meio-campo.

O time fascinou a todos. Zagallo entrou e logo disse que seria impossível ganhar o Mundial com apenas dois marcando no meio-campo. Trocou o ponta Edu pelo armador Rivellino. O time encantou e foi campeão.

Na Argentina, discute-se, há décadas, o menottismo, a busca pela qualidade do espetáculo, e o bilardismo, em que o importante é ganhar, seja como for. Menotti foi campeão do mundo em 1978, e Bilardo, em 1986, com estratégias opostas.

No Mundial de 1982, o Brasil, dirigido por Telê Santana, encantou, mas perdeu, com um futebol ofensivo e brilhante, enquanto em 1994, com Parreira, o time não fascinou, mas ganhou, com duas rígidas linhas de quatro próximas à área, o que serviu de inspiração para a maioria dos técnicos brasileiros.

Alguns dizem que gostam muito mais da seleção de 1982, mas que, em um jogo mata-mata, apostariam na de 1994. Gosto mais da de 1982, porém, é preciso reconhecer que a seleção de 1994, além de muito organizada, tinha também grandes jogadores em todas as posições. Não era só Romário.

Na Europa, durante vários anos, o assunto principal era os confrontos entre o criativo e intenso Guardiola, técnico do Barcelona, e o pragmático Mourinho, treinador do Real Madrid. Os dois ganharam e perderam.

Atualmente, fala-se muito no duelo de conceitos entre Klopp e Guardiola, o que não se justifica, pois os dois têm posturas parecidas. 

Liverpool e Manchester City são times bastante ofensivos, intensos, que pressionam e recuperam a bola perto do outro gol.

Por outro lado, possuem sistemas táticos bem diferentes. O Liverpool atua com um trio no meio-campo, que marca e ataca. No City, há um volante centralizado e dois meias ofensivos. No Liverpool, os dois atacantes pelos lados entram pelo meio, e os laterais avançam pelas pontas. No City, os pontas atuam abertos, e os laterais fecham para serem armadores. No Liverpool, o centroavante recua para organizar as jogadas, enquanto no City, o centroavante atua mais avançado e centralizado, embora, dias atrás, o City tenha vencido o Manchester United sem centroavante, com Agüero e Gabriel Jesus na reserva.

Tite administra bem os dois lados. A seleção não é muito ofensiva nem muito defensiva. Tenta ser equilibrada, como gosta o técnico italiano Ancelotti, ídolo de Tite.

A vida também é feita de confrontos, entre o desejo e a ética (ou razão), entre a ousadia e a prudência e entre o caminhar mais rápido ou mais devagar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.