Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Jovens são a esperança de um futebol e um país menos preconceituosos

Presidido por Guilherme Bellintani, 42, o Bahia tem assumido propostas sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como não foi possível assistir ao Flamengo nem ao Athletico-PR neste ano, pelo fato de os jogos não serem transmitidos pela TV, enfim, verei neste domingo (16) o campeão brasileiro contra o campeão da Copa do Brasil, na disputa da Supercopa do Brasil.

A equipe paranaense, após uma progressiva e longa evolução, dentro e fora de campo, está entre as grandes do país. Bahia e Fortaleza parecem seguir o mesmo caminho.

Dias atrás, vi, no programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, uma excelente entrevista com o jovem presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, de 42 anos. Ele, mais uma vez, demonstrou muito conhecimento, não só do mundo do futebol, além de serenidade, equilíbrio e de se expressar muito bem. O Bahia tem assumido propostas sociais e contra os preconceitos. Parafraseando os catalães, é mais que um clube.

Os jovens são a esperança de que, em um breve futuro, veremos um futebol e um país menos preconceituosos e radicais e mais dignos e eficientes.

No meio de semana, mais um grande time brasileiro foi eliminado em uma competição internacional, contra um adversário com muito menos recursos técnicos e financeiros. Entre tantos motivos, falta equilíbrio e inteligência emocional. 

Havia um grande risco de que um jogador do Corinthians fosse expulso, pois, em poucos minutos, três atletas já tinham recebido cartão amarelo. Os jogadores não conseguiram suportar a pressão para vencer. 

Como os dados emocionais não são medidos nas estatísticas, a abordagem psicológica é ignorada.

Na parte técnica, mesmo no período em que o Corinthians era muito superior, o modesto Guaraní, do Paraguai, tocava a bola com facilidade, no meio-campo, e criava chances. Era inevitável que fizessem um gol. O Corinthians não tem também o hábito de fazer três.

O futebol brasileiro vive um momento confuso na formação do meio-campo. Inter e Santos, dirigidos por técnicos estrangeiros, têm jogado com um volante entre os zagueiros, para iniciar as jogadas ofensivas. Com isso, os dois laterais se posicionam como pontas. Mas, quando o time ataca, o volante continua lá atrás. Na prática, são três zagueiros.

Os principais times europeus não jogam dessa maneira, como escutei várias vezes. Atuam com três no meio-campo, formado por um volante e um meio-campista de cada lado. Quando o time ataca, o volante é armador. Não é um terceiro zagueiro. No Flamengo, Arão inicia as jogadas entre os zagueiros e avança como um jogador de meio-campo.

Guardiola, craque da estratégia, disse que nunca pensou em ser o melhor técnico do mundo, o que discordo, pois a ambição está presente entre os grandes talentos e entre os campeões. 

Guardiola falou ainda que, se o Barcelona, dirigido por ele, não tivesse Messi, Iniesta e Xavi, não seria o time espetacular e revolucionário que foi, o que concordo. Isso não diminui em nada o brilho 
de Guardiola.

Por ser um técnico criativo, detalhista e vanguardista, Guardiola nunca seria um treinador de um time com jogadores bons, comuns, mesmo campeão, mas que privilegiasse o jogo mais pragmático e de menos riscos, como fazem outros excelentes técnicos, como Carlo Ancelotti e José Mourinho.

Os técnicos e a estratégia são fundamentais, porém, mais importante é a qualidade dos jogadores. Guardiola, além de ter uma consciência crítica sobre os limites de um treinador, se descolou do personagem, da criatura, do mito. Tornou-se mais humano.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.