Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Flamengo mostrou que existem maneiras mais eficientes de jogar

Soberbos, os outros técnicos de clubes brasileiros acham que sabem tudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No futebol, na política, na economia, no meio ambiente e em tudo o que acontece no mundo, os conceitos, as discussões e as possibilidades são baseados somente no que pode ser previsto, calculado e programado. Não se pensa e não se planeja levando-se em conta o que não tem controle, mas que pode estar presente, como os dilúvios urbanos, diante da impotência e do desamparo humano. O acaso é também habitual.

Jogadores do Flamengo celebram gol sobre o Al Hilal na semifinal do Mundial de Clubes de 2019
Jogadores do Flamengo celebram gol sobre o Al Hilal na semifinal do Mundial de Clubes de 2019 - Kai Pfaffenbach - 17.dez.2019/Reuters

Na Copa de 1958, o ponta Zagallo percebeu que o meio-campo era muito grande para apenas dois jogadores. Passou a ser o terceiro, formando um trio, com Zito e Didi. No Mundial de 1962, fez o mesmo. Em 1970, o meia Rivellino exerceu a mesma função de Zagallo, pela esquerda, ao lado de Gérson e Clodoaldo.

Sessenta e dois anos depois da Copa de 1958, a maioria das equipes brasileiras tem o mesmo problema no meio-campo. Joga com dois volantes, três meias e um centroavante. Como os dois jogadores pelos lados costumam atuar encostados à lateral durante toda a partida, e o meia centralizado atua mais à frente, na intermediária do adversário, os dois volantes ficam sobrecarregados, ainda mais que são cobrados para jogar de uma intermediária à outra.

A maioria das equipes sul-americanas apresenta a mesma carência. No torneio sub-23 que definiu as duas seleções que disputarão a Olimpíada –Brasil e Argentina se classificaram–, havia, em todas as partidas, enormes espaços no meio-campo. Na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, o técnico André Jardine mudou o desenho tático e, em vez de três meias, escalou um meia ao lado de cada volante e dois atacantes. Deu certo. O meio-campo ficou mais preenchido, e a equipe ficou mais forte no ataque.

O Corinthians decide hoje uma vaga na fase de grupos da Libertadores, contra o Guaraní, do Paraguai. Tem jogado com dois volantes, um meia centralizado, mais à frente (Luan), e dois atacante pelos lados, colados às laterais. Fica um grande espaço para os dois volantes. Com isso, há pouca aproximação entre os setores, para a troca de passes. Ramiro, pela direita, tem feito falta, pois seria um terceiro jogador de meio-campo, como era no Grêmio.

Todas as principais equipes europeias possuem um trio no meio-campo, formado por um volante centralizado e um meio-campista de cada lado, que marca e avança como meia. Para funcionar bem, os dois meio-campistas, ou pelo menos um dos dois, precisam se infiltrar e finalizar.

No Palmeiras, Luxemburgo, na parte final do último jogo, experimentou o meio-campo com um volante e dois meio-campistas (Zé Rafael e Bruno Henrique). Saiu Lucas Lima. O Cruzeiro de 2003, campeão da tríplice coroa, dirigido por Luxemburgo, também tinha um trio no meio-campo, além de Alex à frente dos três, o que era o mais importante. Não dá para comparar Alex com Lucas Lima. Como Dudu e Willian se movimentam muito, pelos lados e pelo meio, a formação com um trio no meio-campo tem chance de ser a melhor para o Palmeiras.

 

O São Paulo precisa definir se Hernanes é um meio-campista, formando um trio com Tchê Tchê e Daniel Alves, ou se é um meia à frente dos dois. Daniel Alves tem jogado muito bem no meio-campo. Além da falta de gols, o São Paulo dá muitos espaços para o contra-ataque do adversário.

O Flamengo mostrou que existem maneiras mais eficientes de jogar. Os outros técnicos de clubes brasileiros nem tentam. Acham que sabem tudo. A soberba deveria ser o oitavo pecado capital.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.