Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Times com três zagueiros podem ser mais ou menos ofensivos

Guardiola, desde o Barcelona, usa esquema quando quer ser mais agressivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No meio de semana, duas situações de jogos de futebol foram marcantes, no Brasil e no exterior. Uma é que várias equipes atuaram com três zagueiros, o que não é o mais frequente. Outra, os ótimos resultados das equipes que atuaram em casa, mesmo as inferiores, o que é bastante comum.

Quando o Inter contratou o técnico Coudet, e ele indicou Musto, todos diziam que o atleta era um excelente volante e que Coudet gostava de um futebol ofensivo, de pressão e de chegar ao gol com muitos jogadores. Musto atuou todas as partidas no Inter de zagueiro, embora muitos ainda insistam em dizer que ele jogou como volante mais recuado, e o Inter, nas últimas partidas, principalmente contra o Tolima, foi uma equipe pouco ofensiva, que chegou ao ataque com poucos jogadores.

Com os três zagueiros, os laterais devem ser orientados para avançar, mas os dois do Inter não possuem talento para isso. Como os três do meio-campo marcam mais que atacam, Guerrero fica isolado, e o time agride pouco o adversário. Inter e Tolima fizeram uma péssima partida. Foi um jogo duro de ver, pois não aconteceu nada dos dois lados. Tinha mesmo de terminar 0 a 0.

Pep Guardiola durante a partida entre Leicester e Manchester City neste sábado (22)
Pep Guardiola durante a partida entre Leicester e Manchester City neste sábado (22) - Eddie Keogh/Reuters
O PSG também atuou com três zagueiros (o que não acontecia) na derrota, fora de casa, para o Borussia Dortmund, por 2 a 1. O treinador Thomas Tuchel, com a intenção de reforçar a defesa, trocou o centroavante Icardi por um terceiro zagueiro. O time foi mal na defesa e no ataque. Os três zagueiros marcavam um único atacante, enquanto, no meio-campo, os dois jogadores do PSG eram vencidos facilmente pelos quatro do time alemão.

O jovem atacante norueguês Haaland, de 19 anos, sensação na Europa, com dez gols na Liga dos Campeões (oito pelo Salzburg e dois pelo Borussia, contra o PSG), lembra-me muito de Adriano, pela altura, força física, habilidade e um petardo certeiro, com o pé esquerdo.

Os times que jogam com três zagueiros podem ser mais ofensivos ou mais defensivos. O Borussia, com três zagueiros, marcava com nove e atacava com sete. Guardiola, desde a época do Barcelona, quando quer ser mais agressivo, costuma colocar três zagueiros e os outros sete no campo do adversário.

O Atlético-MG, na vitória por 2 a 0 sobre o Unión, na Sul-Americana, também jogou com três zagueiros, pela primeira vez, com o técnico Dudamel. O mesmo ocorreu neste sábado com Chelsea e Tottenham.

Por que os times, no Brasil e em todo o mundo, costumam se agigantar quando atuam em casa e se apequenar quando são visitantes, como ocorreu, mais uma vez, nesta semana? Há várias explicações, algumas óbvias, como a pressão da torcida, que inflama os jogadores da casa e inibe os de fora, além do tipo do gramado e, principalmente, a postura dos visitantes de achar que empate fora de casa é bom, mesmo quando é superior.

Certamente, há outras explicações psicológicas, o que mereceria estudos mais aprofundados da ciência esportiva.

Quando eu jogava, havia um atacante que sempre levava um ursinho de pelúcia nas viagens. Comportava-se como uma criança muito pequena, pois praticamente todas se agarram a um objeto de estimação, que ajuda na transição do mundo da fantasia, em que a criança se sente parte dos pais, para o mundo real, o da separação dos egos.

As crianças crescem, se tornam adultas e trocam o objeto transicional por outros símbolos, desejos, representações. O Carnaval, para muitos, é o retorno ao mundo da fantasia, do sonho, pra tudo se acabar na quarta-feira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.