Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Grandes craques, como Neymar, querem brilhar e receber aplausos

Jogos sem público, devido à epidemia do novo coronavírus, não têm vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Independentemente se Ronaldinho e o irmão pediram ou ganharam de presente o passaporte adulterado, com nacionalidade paraguaia, é óbvio que os dois sabiam da vantagem de ter esse documento.

Ronaldinho, como muitas celebridades, vive em outro mundo. Subestimam as leis e as regras da sociedade e não estão preparados para a fama nem para serem cidadãos. Uns mais que os outros. A sociedade do espetáculo contribui para essa alienação, pois idolatra, consome e descarta os ídolos.

Não há dúvidas de que muitos jogadores que brilham no Brasil têm condições técnicas de serem convocados para a seleção, com chances de se tornarem titulares. Everton, do Grêmio, foi destaque na Copa América. Por outro lado, atletas titulares das melhores equipes europeias atuam em campeonatos de mais qualidade e enfrentam adversários mais fortes dos que os que jogam na América do Sul.

Além disso, muitos times europeus são superiores às seleções de seus países. Já na América do Sul, a maioria das seleções é muito melhor que as equipes que disputam a Libertadores, pois os principais atletas atuam fora do país.

É uma ilusão achar que a seleção deveria ser formada pela maioria dos jogadores do Flamengo, como muitos pedem. São situações bem diferentes. Se Gabriel Jesus não estivesse suspenso, provavelmente, o trio ofensivo da estreia nas eliminatórias seria formado, merecidamente, por Gabriel Jesus, Firmino e Neymar. Pelo posicionamento, da direita para o centro, Gabigol ou Richarlison deve ocupar o lugar de Gabriel Jesus no primeiro jogo. Prefiro Gabigol.

Escuto, com frequência --alguém fala, e muitos repetem--, que o Flamengo, o melhor time da América do Sul, resgata a essência do futebol brasileiro do passado. Nada a ver. O Flamengo tem características parecidas com as melhores e atuais equipes do mundo. O futebol mudou.

O clássico da rodada da Libertadores é o Gre-Nal. Certamente, alguém já disse que é o Gre-Nal do século. Mesmo fora de casa, o Inter deve repetir a estratégia ofensiva e a escalação da vitória por 3 a 0 sobre a Universidad de Chile.

O Grêmio tem atuado com um trio no meio-campo, formado por Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique. O time troca ótimos passes e protege melhor a defesa, mas nenhum dos três tem características de infiltração para finalizar dentro da área.

Provavelmente, Renato Gaúcho deve voltar à formação anterior, com a entrada do meia de ligação Jean Pyerre, que entrou na última partida pelo Estadual.

Neymar comemora gol durante partida entre PSG e Lyon pela Copa da França
Neymar comemora gol durante partida entre PSG e Lyon pela Copa da França - Benoit Tessier - 4.mar.20/Reuters

Jean Pyerre, que atuava de volante nas categorias de base, tem potencial para se tornar um excepcional meio-campista, para atuar de uma intermediária à outra, ainda mais com seus passos largos.

Falta ao Brasil um grande craque com essas características. Bruno Guimarães, Arthur, Gérson, Fred e outros são muito bons, mas ainda estão abaixo dos melhores jogadores do mundo nessa posição.

O São Paulo, em casa, precisa ganhar da LDU, já que perdeu a primeira partida. A maior dificuldade, por causa da pressão para vencer, é atuar com intensidade, ousadia e agressividade, sem perder a calma e a lucidez para tomar decisões.

Na Europa, as partidas têm sido canceladas ou jogadas sem público, por causa do coronavírus, como PSG e Borussia Dortmund, em Paris.

As medidas são necessárias. Porém jogo sem torcida não tem vida.

Os grandes craques, como Neymar e Mbappé, querem brilhar e receber os aplausos do torcedor e de si próprios, afagar o ego.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.