Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Pato tem feito gols como bom centroavante, mas nada além disso

Grandes craques têm um saber que antecede ao pensamento lógico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste ano, a grande escritora Clarice Lispector, com seu olhar enigmático, faria cem anos. Clarice era obcecada por saber o que estava atrás do pensamento, o que ainda não se juntou à palavra, não se tornou consciente. É o que está à flor da pele.

Isso me faz lembrar o futebol, os grandes craques, que, em uma fração de segundos, anteveem o que está atrás, antes do lance. Como ele sabe? Sabendo. É um saber que antecede ao pensamento lógico. Ele sabe, mas não sabe que sabe.

É o futebol que eu gostaria de ver, no Brasil, na Libertadores, em todo o mundo, bem jogado, com arte, técnica e emoção. Como dizia Nelson Rodrigues, sem alma não se chupa nem um Chicabon.

Temos também de fazer nossa parte, sem passar, a cada partida, da depressão à euforia, sem elogios fáceis nem críticas tendenciosas.

Alexandre Pato comemora gol contra a Ponte Preta, em partida pela oitava rodada do Campeonato Paulista
Alexandre Pato comemora gol contra a Ponte Preta, em partida pela oitava rodada do Campeonato Paulista - Rubens Chiri - 1.mar.20/saopaulofc.net

Começou nesta terça (3) a fase de grupos da Libertadores. Nesta quarta (4), Flamengo e Palmeiras, as duas equipes brasileiras que têm melhores elencos, estreiam na competição. 

O Flamengo, fora de casa, contra o Junior Barranquilla, é a grande atração, mas não há certeza de nada. É mais difícil ser bicampeão. O time, sem Rodrigo Caio, Rafinha, Arão e Bruno Henrique, fica menos forte.

Luxemburgo, que tem feito algumas experiências na escalação e na estratégia, prometeu que, na Libertadores, definiria a melhor equipe.

Fora de casa, o Palmeiras é o favorito contra o Tigres, quinto colocado da Série B do Campeonato Argentino.

Contra o Santos, o Palmeiras, no primeiro tempo, surpreendentemente sofreu pressão do adversário, que mudou a maneira de jogar.

Na segunda etapa, Luxemburgo tirou um armador, Raphael Veiga, e colocou mais um atacante, Rony.
O jogo ficou equilibrado, com chances de gol dos dois lados, mas o marcante foi o número absurdo de erros técnicos das duas equipes e os enormes espaços que deixavam quando avançavam e perdiam a bola. Parecia uma pelada.

Fiquei preocupado com o futuro dos dois times, contra adversários mais fortes.

O São Paulo é a equipe brasileira, depois do Flamengo, que tem jogado melhor futebol. 

Daniel Alves é o craque, o gestor da equipe em campo e um dos melhores do país. Quando estreou, eu achava que Daniel deveria jogar na lateral. Mudei de opinião. Nas alturas, a 3.850 metros, contra o Binacional, do Peru, não dá para analisar a atuação do time.

Pato, como se espera de um bom centroavante de um bom time, tem feito gols. Nada mais que isso.

Mesmo assim, tudo o que faz de bom ou de ruim é tratado como algo espetaculoso. No gol que fez, contra a Ponte Preta, o narrador gritou bem alto: “É dele, é dele”, como se Pato fosse um grande craque. Na mesma hora, lembrei-me de um narrador do passado, que, brilhantemente, chamava Pelé de “Ele”, uma deferência a uma entidade.

 

A novidade, no meio de semana, foi a contratação do caríssimo Sampaoli pelo Atlético, após o presidente do clube ter dito que o Galo não iria “cruzeirar”, gastar o que não pode. 

Segundo Paulo Vinicius Coelho, Sampaoli e sua turma ganharão R$ 1,2 milhão por mês, como se trabalhassem em um dos grandes clubes do mundo. O técnico teria pedido ainda cinco contratações e exigido uma fortuna caso seja despedido.

Se não der certo, o Atlético terá muito mais dificuldade de pagar a dívida, que ficará ainda maior, ainda mais que o time está fora da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana. Dizem que terá a ajuda de empresários, mas nenhum dá dinheiro de graça para clubes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.