Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Liverpool é timaço que encanta principalmente pelo jogo coletivo

Sobre Arthur, talvez seja melhor ele ir para a Juventus, pois a expectativa será mais real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Arthur foi contratado pelo Barcelona, há dois anos, a expectativa, no Brasil e na Espanha, era de que ele seria um sucesso, o substituto de Xavi, pelos estilos parecidos. Esperava-se também que Arthur preenchesse a enorme falta que existe, há décadas, de um craque no meio-campo da seleção brasileira, um articulador, com ótima troca de passes e que jogasse de uma intermediária à outra.

Quando Arthur começou a atuar no Barcelona, havia também uma grande esperança de que ele evoluiria e que, além dos passes precisos e do domínio da bola, como fazia no Grêmio, passaria a dar mais passes para gols, a avançar mais, a finalizar, a fazer gols e a ser mais dinâmico. Se tornaria um meio-campista quase perfeito, como os grandes da história.

No Barcelona, Arthur entra e sai da equipe. Tem jogado bem, como fazia no Grêmio. A diferença é a exigência do clube espanhol. Quando atuava no Brasil, ele encantava, porque não existia, no país, um grande jogador na posição, ainda mais com seu estilo.

No Barcelona, Arthur não é novidade. Há outros meio-campistas que atuam como ele, no mesmo nível. O que tem jogado melhor é o holandês De Jong.

Algo parecido ocorreu com Coutinho. Ele não decepcionou no Barcelona. A expectativa é que era enorme, que ele fosse quase um Neymar. A distância é grande.

Arthur tem tido outros problemas. A maioria dos times que joga com um trio no meio-campo, como o Barcelona, possui um volante centralizado e mais um meio-campista de cada lado, que marcam como volantes e avançam como meias. Arthur tem dificuldades para defender, atacar e entrar na área adversária.

O volante brasileiro Arthur, do Barcelona
O volante brasileiro Arthur, do Barcelona - Pau Barrena - 23.jun.20/AFP

Uma solução poderia ser ele jogar como volante pelo centro, mais recuado, para iniciar as jogadas ofensivas, como fazia, magistralmente, o italiano Pirlo, no Milan. Porém, para funcionar bem, seria necessário que pelo menos um dos meio-campistas de lado fosse ótimo no desarme, como acontecia no Milan com Gattuso.

Na seleção brasileira é diferente. O time costuma jogar com dois volantes (Casemiro e Arthur) e mais um meia ofensivo. Nessa estratégia, Arthur não é tão cobrado para avançar, como tem sido no Barcelona.

Ainda é cedo para uma avaliação da carreira de Arthur. Dizem que ele irá para a Juventus. Talvez seja melhor, pois a expectativa será menor, mais real. “A espantosa realidade das coisas foi a minha descoberta. Cada coisa é o que é” (Fernando Pessoa).

Solidariedade

O Liverpool é campeão do mundo, da Europa e da Inglaterra. Quando me perguntam como eu jogava na seleção, lembro-me do Liverpool. A equipe possui um centroavante mais armador, Firmino, como eu, que se movimenta e abre espaços para os velozes, agressivos e artilheiros Salah e Mané, como Pelé e Jairzinho.

Na prancheta, as duas equipes também são iguais, com quatro defensores, três no meio-campo e três no ataque. As coisas vão e voltam, com nomes diferentes.

Obviamente, o futebol mudou muito, especialmente na pressão para recuperar a bola. O Liverpool é uma avalanche,

com as três linhas próximas, sufocando o adversário. Diferentemente do Manchester City, dirigido por Guardiola, que gosta de trocar passes e de ter o domínio da bola, o Liverpool prefere agredir, com viradas de bola, com cruzamentos laterais e com bolas longas para Salah e Mané.

É um timaço, que encanta, principalmente, pelo jogo coletivo. O Liverpool é um sopro de solidariedade.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.