Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

No Brasil há muito medo de perder a bola perto do gol ou de subir a marcação

Pedido de Messi para deixar Barça é surpreendente, mas não é inacreditável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A justa conquista do título europeu pelo Bayern já foi contada por mil vezes, em prosas e versos, pela imprensa esportiva brasileira e mundial. Como a sociedade do espetáculo é apressada, o assunto já morreu, mas quero também dar minha opinião.

Era o resultado mais previsível. Na competição, enquanto o Bayern goleou Chelsea, Tottenham e Barcelona, o PSG tinha vencido apenas equipes que não estão entre as mais festejadas do mundo (Borussia Dortmund, Atalanta e Leipzig).

A vitória do Bayern é também a da seriedade profissional, do planejamento, da organização e do dinheiro bem gasto. Como escreveu Renata Mendonça, colunista da Folha, o Bayern tem no banco de reservas uma mulher, a gerente Kathleen Krüger, que cuida de toda a logística do time. O Bayern não é um clube somente de marmanjos.

Os craques da partida não foram Neymar, Mbappé nem Lewandowski, e sim Neuer, Kimmich e Thiago Alcântara. O goleiro Neuer parece um gigantesco polvo, com dezenas de pernas e braços. O lateral Kimmich apoiava pelo lado, pelo meio, pela meia direita, de onde deu o passe para o gol de Coman, e ainda voltava rápido, para marcar, com eficiência, Mbappé ou Neymar, que se revezavam pela esquerda.

É o herdeiro de Lahm, excepcional na defesa e no ataque.

Thiago Alcântara, brasileiro, nascido na Itália e naturalizado espanhol, marca e inicia as jogadas ofensivas, com passes precisos, bonitos e elegantes. Une a técnica com a seriedade e a leveza de que quem atua em uma decisão de disputa de título como se fosse em uma pelada de fim de semana.

Thiago Alcântara trata a bola com tanto carinho, que ela, agradecida, o procura para beijar seus pés. Seria titular da seleção brasileira, ao lado de Casemiro, ou uma opção para substituí-lo.

Se Thiago Alcântara tivesse sido formado nas categorias de base de algum grande clube brasileiro, provavelmente, por causa de sua habilidade e fantasia, o escalariam de meia-atacante, para entrar na área.

Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, possa com a taça da Champions League, conquistada após vitória sobre o PSG
Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, possa com a taça da Champions League, conquistada após vitória sobre o PSG - Manu Fernandez - 23.ago.20/AFP

Na decisão, como acontece na maioria das principais partidas da Europa, houve um confronto estratégico. De um lado, um time tentando sair com a bola, trocando passes, desde o goleiro, enquanto o adversário tentava pressionar, para tentar recuperar a bola perto do gol.

Com frequência, mudam os lados, e quem pressiona passa a ser pressionado. Fica emocionante, bonito. São posturas que precisam evoluir. No Brasil, isso começou a ser feito, timidamente. Os técnicos e os jogadores ainda morrem de medo dos riscos de perder a bola perto do gol ou de avançar a marcação e deixar espaços na defesa, ainda mais que, no Brasil, os setores ficam espaçados, com os zagueiros colados à grande área.

Quando não dá para trocar passes, a solução é o chutão. Nenhum jogador, nem os craques, deve ter medo de fazer isso. Faz parte do jogo.

Messi quer sair

Segundo noticiário, Messi comunicou ao Barcelona que quer sair. É surpreendente, mas não é inacreditável.

Cristiano Ronaldo também saiu do Real Madrid. O Barcelona teria avisado, oficialmente, que não quer que ele saia, para manter o contrato até o fim.

Será que ele já conversou com Guardiola, para jogar no Manchester City, ou prefere o PSG, com saudades de Neymar?

O importante é que ele não pare agora. Seria um grande vazio.

Imagino que Messi só queira encerrar a carreira após a Copa do Mundo de 2022, com o sonho de ser campeão do mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.