Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Tite está atento aos novos tempos, mas precisará de sabedoria e ajuda

Seleção realizou coisas diferentes das que fez na Copa de 2018, nos amistosos e na Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diferentemente da maioria dos treinadores brasileiros, Tite mostrou, nos dois jogos pelas Eliminatórias, que está atento ao que acontece no mundo. A seleção realizou coisas diferentes das que fez na Copa de 2018, nos amistosos e na Copa América.

Coutinho, que jogava de uma intermediária à outra, sem conseguir, pois não tem força física para marcar e avançar, atuou contra a Bolívia e o Peru mais perto da área, onde pode driblar, trocar passes e finalizar, o que faz muito bem.

Neymar atuou livre, mais perto do gol adversário, geralmente da esquerda para o centro, deixando um espaço na ponta para o lateral Renan Lodi avançar, pois é rápido e cruza bem.

A seleção atuou nos dois jogos com cinco jogadores no ataque (Richarlison ou Everton, Coutinho, Neymar, Firmino e Renan Lodi), como é frequente em algumas equipes, como o Atlético-MG, o Manchester City, o Liverpool e outros. Além disso, o time brasileiro tentou marcar por pressão e recuperar a bola mais perto do outro gol, o que fazia pouco.

Porém, há sempre um porém, as equipes que jogam dessa maneira costumam deixar espaços na defesa e perder alguns jogos, até por goleada. O Peru fez dois gols e poderia ter feito mais.

Os espaços ficaram muito grandes para Casemiro e Douglas Luiz marcarem no meio-campo. Danilo fechava para ser um terceiro pelo meio, mas tinha de cuidar também da lateral-direita, ainda mais que nem sempre dava tempo para Richarlison ou Everton voltarem para ajudar pelo lado. Qual será a postura tática do Brasil contra um grande time europeu? Eis a questão.

Eu teria convocado Filipe Luís, que nunca jogou tanto quanto agora no Flamengo. Poderia ser uma opção, em vez de Renan Lodi. Tite teria a alternativa de inverter os lados de marcação e de apoio. Poderia jogar com Filipe Luís como um construtor do lado esquerdo, com um ponta aberto, e escalar Danilo de lateral, para marcar e avançar pelo lado, pois não tem talento para ser um construtor do lado direito, um armador de jogadas, como quer Tite.

O Brasil tinha cinco no ataque e poucos jogadores para marcar. Isso me lembrou do 7 a 1, quando Felipão, desde o início do jogo, encheu o time de atacantes e deixou apenas dois no meio-campo, enquanto a Alemanha, com vários armadores, trocava passes, ficava com a bola e envolvia o time brasileiro.

Por falar em Felipão, sua contratação pelo Cruzeiro, além de ter sido a de um grande personagem, que pode estimular positivamente a equipe, representa uma busca pelo imponderável, pelo inexplicável, pelo mistério. Não acredito no mistério, mas ele existe. Quem sabe dá certo?

Tite gesticula com a equipe durante a vitória sobre o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias
Tite gesticula com a equipe durante a vitória sobre o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias - Paolo Aguilar - 13.out.2020/Reuters

Volto à seleção atual. Após o 5 a 0 sobre a Bolívia, Tite disse que Neymar é agora o arco e a flecha, por não ter feito, mas por ter dado vários passes para gol. Quando estreou pelo Santos, o menino já era arco e flecha. Sempre foi excepcional para dar passes e fazer gols. Além disso, finaliza com os dois pés, é veloz, dribla como nunca, bate escanteios e pênaltis e faz tudo com enorme precisão.

Falta a Neymar ter mais calma e paciência para esperar o momento certo de brilhar. Ele é apressado, ansioso para dar show em todos os lances. Isso gera muitos confrontos físicos, com riscos de expulsões, contusões e simulações.

Tite está atento aos novos tempos. O treinador vai precisar de sabedoria e de ajuda, não somente de seus bons e científicos analistas de desempenho. Não basta saber, é preciso saber fazer e observar bem, às vezes sem estar a pensar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.