Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

O 'doido' que querem tirar de Lisca é o de criativo, inventivo, espontâneo

Marcelo Bielsa, o mestre dos treinadores, é carinhosamente chamado desde sempre de 'Loco'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O racismo tem de ser denunciado. Antigos e frequentes comportamentos de injúria racial não podem mais ser tolerados. Os mais velhos têm de aprender com os mais novos.

O Bahia, que sempre se posicionou contra os inúmeros preconceitos sociais, agiu certo e rápido. O clube, ao afastar, até tudo ser investigado, o jovem Ramírez, que nega, com veemência, as acusações contra ele, demonstra respeito à indignação e à denúncia de Gerson.

Em campo, Gerson fez mais uma brilhante partida. É a bola da vez, o mais pedido para a seleção. Tenho dúvidas se ele brilharia na seleção e/ou em um dos grandes times europeus. Gerson é um meio-campista, que atua de uma área à outra e que gosta de driblar.

Gerson reclama após suposta injúria racial de Índio Ramírez, do Bahia
Gerson reclama após suposta injúria racial de Índio Ramírez, do Bahia - Sergio Moraes/Reuters

Na seleção ou em uma grande equipe europeia, enfrentando grandes adversários, teria muito mais dificuldades. O meio-campo desses grandes times se caracteriza muito mais pela troca de passes, com um ou dois toques, do que pelos lances individuais. Os grandes jogadores dessa posição, do passado ou do presente, driblam muito pouco, como o inesquecível Gérson, Xavi, Kimmich, De Bruyne, Thiago Alcântara e outros, a não ser quando chegam muito perto da área adversária.

Nesta quarta-feira (23), pela Copa do Brasil, mais um confronto entre dois times --São Paulo e Grêmio-- que adoram trocar passes no meio-campo. Daniel Alves e Maicon raramente driblam. Apesar de o São Paulo ter jogado muito melhor as últimas partidas, não há favorito.

Já o Palmeiras é favorito contra o América-MG, também pela Copa do Brasil. Porém, não será uma grande zebra se o clube mineiro se classificar para a final, já que eliminou dois grandes, Corinthians e Inter. Se o bandeirinha não tivesse cometido um grave erro no fim de semana, inaceitável, o time de Minas Gerais teria vencido a Chapecoense e seria líder da Série B.

Lisca Doido ficou maluco de raiva. Querem tirar o doido do nome, com a argumentação de que vulgariza o técnico e que passa a impressão de que ele é indisciplinado, desorganizado, não confiável. É o contrário. O doido tem um sentido de espontaneidade, criatividade, inventividade, de saída da mesmice.

O técnico do América-MG, Lisca
O técnico do América-MG, Lisca - Instagram/@liscatreinadoroficial

Marcelo Bielsa, o mestre dos treinadores, é carinhosamente chamado, desde o início da carreira, de Loco Bielsa. Ele foi escolhido entre os três melhores técnicos do ano pela Fifa. Foi uma homenagem à sua carreira, além de ter sido campeão, na temporada 2019/20, da Segunda Divisão da Inglaterra, pelo Leeds United.

Guardiola sempre se destacou por unir a eficiência ao pragmatismo e à inovação. É um técnico diferente. Neste ano, ele passa por uma crise de normalidade, ao mudar a maneira de jogar do Manchester City. O time, em vez de atuar como sempre fizeram as equipes de Guardiola, com apenas um volante e dois meias organizadores e que chegam ao ataque, tem jogado com dois volantes em linha, clássicos, e com um meia ofensivo, De Bruyne, perto do centroavante e, muitas vezes, de costas para o gol. Virou um time tradicional. Com isso, a equipe e De Bruyne caíram de produção. O City está em oitavo lugar no Campeonato Inglês.

Espero que Guardiola se recupere, melhore da crise de normalidade e volte a ser um técnico diferente, inovador, inventivo, um eficiente louco criativo.

Esperança

Segue a vacinação em vários países. No Brasil, continua atrasada, enquanto aumenta o número de infectados e de mortos. Triste. Não podemos perder a lucidez, a fraternidade e a esperança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.