Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Cuca sabe se reinventar, e não será surpresa o Santos vencer o Boca

Equipe brasileira tem vários bons jogadores, além de um meio-campista moderno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não é correta a informação de matérias na internet de que eu passei em primeiro lugar no vestibular para o curso de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Fui um dos aprovados. Passei em primeiro lugar, no mesmo ano, na prova para o curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Preferi a Medicina.

Incomoda-me que fatos do passado se transformem, ao longo do tempo, no futebol e em todas as áreas, em outras verdades. As versões costumam ser muito mais interessantes que os fatos.

Nesta quarta (6), pela Libertadores, o Boca Juniors joga em casa, mas não será surpresa uma vitória do Santos. Basta atuar como fez nas duas partidas contra o Grêmio. Cuca sabe se reinventar a cada jogo, de acordo com as circunstâncias e com o adversário.

Marinho, o principal destaque do time, ensaiou, em várias outras equipes em que atuou no Brasil, o que faz hoje no Santos. Combina habilidade, drible, velocidade e petardos precisos. O Santos tem vários bons jogadores, como Soteldo e Pituca, um meio-campista moderno, que joga de uma área à outra, que desarma, que organiza, que tem um bom passe e que ainda finaliza a gol. O bom zagueiro Lucas Veríssimo, negociado com o Benfica, estará presente, por inteiro e sem receio.

Recomeça o Brasileiro. O São Paulo tem uma ótima vantagem sobre Atlético e Flamengo. Nesta quarta, terá um adversário difícil, fora de casa, o Bragantino, que talvez seja o time brasileiro que jogue melhor do que mostram os resultados.

Teremos também o Fla-Flu. O Flamengo precisa se libertar do fantasma de Jorge Jesus. O clube não esquece o português, e o técnico, que vai mal no Benfica, não esquece o Flamengo. Se Jorge Jesus continuasse no Flamengo, não haveria também uma queda de qualidade? No mesmo raciocínio, se Odair Hellmann não saísse do Fluminense, a equipe também não cairia de produção, ainda mais que o Tricolor, sob o comando de Odair, surpreendia nas atuações e nos resultados?

O futebol tem muitos acasos, incertezas e dúvidas. É muito complexo. Nós é que tentamos simplificá-lo com nossas racionalizações. Procuramos sempre uma única causa que explique tudo.

Luxemburgo volta ao Vasco para tentar manter o time na Série A. O treinador disse, na entrevista de apresentação, que o objetivo não é salvar o Vasco da queda à segunda divisão, mas sim permanecer na Primeira. É exatamente a mesma coisa.

Como no Brasil idolatram os vencedores, como se fossem perfeitos, geniais, e massacram os perdedores, como se fossem medíocres, deduzo que pode ter havido um exagero ao glorificar as muitas conquistas de Luxemburgo e em tratá-lo hoje como um técnico totalmente ultrapassado.

Independentemente da opinião sobre o técnico, não há dúvidas de que Luxemburgo é um importante treinador da história do futebol brasileiro.

Punição

É preciso ter cuidado nas graves acusações de injúria racial. A Federação Inglesa suspendeu Cavani por três jogos, porque ele, nas redes sociais, teria usado uma expressão racista, ao agradecer um elogio e chamar a pessoa de “negrito”.

Os intelectuais e acadêmicos uruguaios protestaram veementemente, porque negrito é uma expressão carinhosa usada no país e na Argentina e não havia, no contexto, nenhum indício de discriminação. Cavani, em uma atitude digna, grandiosa, disse que não concordava com a suspensão, mas, se ela foi dada com a intenção de combater o racismo, ele aceitava a punição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.