Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Final da Libertadores mostra que futebol brasileiro melhora lentamente

Elogios de Jorge Jesus e Abel Ferreira ao futebol nacional são bem-vindos, mas exagerados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos precisam se vacinar. Só assim se chegará à imunidade coletiva. A eficácia de 50% da Coronavac não significa que apenas a metade dos vacinados formará anticorpos. Dos 50% dos vacinados que poderão ser infectados, é possível que nenhum tenha a forma moderada ou grave, o que é mais importante, uma demonstração de que todos produzirão anticorpos.

Libertadores

Palmeiras e Santos farão a final da Libertadores, mais uma constatação de que o futebol brasileiro tem melhorado lentamente, embora a atuação do Palmeiras na derrota por 2 a 0, em casa, para o River Plate, tenha sido horrível.

Os elogios ao futebol brasileiro dos dois ótimos treinadores portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira são bem-vindos, mas exagerados, pois envolvem outros sentimentos. O narcisista Jorge Jesus quer se valorizar para dizer que foi o rei de um dos melhores campeonatos do mundo. Abel Ferreira, sempre muito gentil, quis também agradar.

O Brasil tem o campeonato nacional mais equilibrado do mundo, o que não significa que tenha qualidade próxima aos melhores da Europa. É também muito mais fácil para um jogador brilhar no Brasil do que em qualquer time europeu, o que não significa que um ou outro não mereça ser convocado ou experimentado. O goleiro Weverton, merecidamente, já está na seleção.

A superioridade do River Plate sobre o Palmeiras, em São Paulo, foi muito maior que a do Palmeiras sobre o River Plate, na Argentina. Já o Santos foi melhor que o Boca Juniors nas duas partidas, especialmente na Vila Belmiro. O Santos, além da qualidade individual e coletiva, transborda de emoção em campo. Repito, Marinho ensaiou, sem conseguir, em vários outros times brasileiros, o que faz hoje no Santos. No Cruzeiro, era bastante vaiado.

A vitória do Palmeiras, por 3 a 0, na Argentina, e a derrota por 2 a 0, em casa, reforçam as opiniões de que, sem público, não há mais vantagem em atuar em casa. Não é tanto assim. Cuca percebeu que tinha de aproveitar o fator Vila Belmiro e foi para cima do Boca. Além disso, sabia que o empate com gols favorecia a equipe argentina. Outros técnicos brasileiros jogariam com excesso de cuidado e respeito (medo) contra o famoso Boca Juniors.

Os técnicos brasileiros estão mais ousados. Cuca sempre foi. Parafraseando João Guimarães Rosa, o que a vida quer da gente é conhecimento, lucidez e coragem.

Fazer diferente

Luxemburgo assumiu o comando do Vasco e, imediatamente, trocou Talles Magno de posição. Em vez de escalá-lo pela esquerda, como um ponta, atacando e defendendo, colado à lateral, como fazia o técnico português Ricardo Sá Pinto, Luxemburgo colocou Talles para jogar da esquerda para o centro, sem fazer parte da linha de marcação no meio-campo, com liberdade para driblar e tentar as jogadas individuais perto da área. É outro jogador.

Isso me faz lembrar dos meus 15 anos, no juvenil do América. O técnico Biju, que nunca tinha chutado uma bola, me disse: “Se quiser ser um ótimo jogador, treine muito e tente fazer coisas diferentes, o que os outros não sabem”.

Futuro

Está praticamente certo, embora alguns ainda acreditem em um grande milagre, que o Cruzeiro vai disputar novamente a Série B. Quando terminar, saberemos se os seis pontos negativos com que começou a competição, por causa da punição da Fifa, foram decisivos. O Cruzeiro terá de começar a trabalhar para melhorar a equipe e a situação financeira. Será muito difícil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.