Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Estatísticas do futebol dão contribuição às análises, mas precisam ser interpretadas

Número de chances claras de gol é mais importante do que quantidade de chutes ao gol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns jogadores e treinadores, do Brasil e de outras seleções sul-americanas, não querem, com razão, disputar a Copa América. Se a Argentina desistiu, por causa da pandemia, por que marcar no Brasil, em cima da hora e no momento grave da doença? A Copa América atende aos interesses financeiros da Conmebol e das confederações dos países. O governo brasileiro é o fiador da competição. Depois dos dois jogos das Eliminatórias, os jogadores e Tite devem se pronunciar.

Na vitória por 2 a 0 sobre o Equador, o Brasil teve uma atuação ruim no primeiro tempo, quando teve somente uma clara chance de gol, e boa no segundo tempo, após as modificações, quando o time criou seis oportunidades para marcar. O Brasil mostrou o jogo habitual, bom para ganhar dos adversários sul-americanos, mas ainda bastante preocupante quando enfrentar as melhores equipes europeias. Na segunda etapa, Gabriel Jesus e Richarlison atuaram abertos, saindo Fred. Ele, Gabigol e Alex Sandro, titulares na partida, tiveram atuações apagadas.

Na análise de desempenho de uma equipe, é fundamental o número de chances claras de gol, muito mais importantes que as finalizações, mesmo quando acertam o alvo, além da posse de bola, dos passes certos e de outras informações estatísticas.

As estatísticas do futebol dão grande contribuição às análises, desde que sejam acompanhadas pelo olhar observador dos detalhes, pelo bom senso e pelo conhecimento científico. O conhecimento vai muito além das informações e dos números.

Homem negro de cabelos curtos com uniforme amarelo e azul e com uma perna no ar, dominando a bola
Richarlison na partida contra o Equador, na sexta (4), nas eliminatórias da Copa - Diego Vara/Reuters

Evidentemente, haverá, em alguns lances, opiniões diferentes sobre se foi ou não uma chance de gol. Não é um dado estatístico digital, mas é necessário. Deveria ser feito pelo próprio comentarista do jogo. Basta anotar em um caderninho ou em um celular e somar as oportunidades.

O time pode chutar dezenas de bolas ao gol, algumas no alvo, e não ter nenhuma chance clara de gol. Ou o contrário, o atacante pode entrar livre na área, ter tudo para marcar, se enrolar com a bola, até ser desarmado.

O tempo de posse de bola e o número de passes certos ajudam na avaliação, desde que seja levado em conta onde se deu mais a posse de bola, o tipo e a dificuldade do passe, os passes que resultaram em chances de gol, os erros de passe que beneficiaram bastante o adversário e tantos outros detalhes. O passe é o símbolo do jogo coletivo.

Craques do passado, mestres do passe, como Xavi, Gérson e Didi, não envelhecem. Continuam modernos, modelos atuais de meio-campistas que atuam de uma intermediária à outra.

Kroos é o símbolo atual do grande passador, preciso nos passes curtos e longos. Ficará na história como um armador que não erra passes. Porém, falta a Kroos a intensidade, a mobilidade e a capacidade de avançar de uma intermediária à outra, para finalizar ou dar o passe para gol. Ele me passa a impressão que poderia ser ainda muito melhor do que é, que economiza talento.

Kanté possui um passe comum, correto, porém se destaca mais pelo desarme, pela intensidade e pela capacidade de estar em todas as partes do campo. É o símbolo do meio-campista moderno. De Bruyne não tem o passe perfeito de Kroos nem a intensidade do desarme de Kanté, mas possui, em alto nível, todas as virtudes de um meio-campista.

A vitória sobre o Equador mostrou mais uma vez o óbvio, que falta um grande armador para atuar ao lado de Casemiro. Contra fortes seleções, isso poderá ser decisivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.