Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Futebol brasileiro precisa de uma nova CBF

Está na hora de uma grande transformação, uma administração transparente e competente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escrevi esta coluna antes da partida de terça (8) à noite entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Domingo (13), começa a Copa América, mais uma, após a última, dois anos atrás, realizada também no Brasil. A Conmebol e as confederações, preocupadas em faturar e com a desculpa de ajustar o calendário, não se importam com a pandemia que assola o Brasil e a América do Sul.

Os jogadores brasileiros nunca disseram que não jogariam a Copa América nem afirmaram claramente qual o motivo do descontentamento, se foi com o presidente da CBF ou com a pandemia. Prometeram fazer um manifesto após o jogo de terça, contra o Paraguai. Os atletas, com razão, gostariam também de, depois das duas partidas das Eliminatórias, desfrutar das férias, direito de todos os cidadãos.

A ironia do afastamento de Rogério Caboclo da presidência da CBF por 30 dias, por causa das acusações de assédio sexual, é que foi ele quem criou o Comitê de Ética, órgão responsável por sua saída. Os patrocinadores da CBF, preocupados, não querem desvalorizar seus produtos. Tite faz um bom trabalho e deveria continuar. Além disso, é um profissional sério. Quando brinco com o “titês”, não faço por deboche. É apenas uma irônica crítica.

Está na hora de haver uma grande transformação no futebol brasileiro, com o fim da atual CBF e com a criação de uma nova administração independente, transparente e competente.

O futebol é um jogo coletivo. Quanto melhor o conjunto, mais brilham os atletas. Por outro lado, o mais importante para o sucesso de uma equipe é o talento dos jogadores.

Rogério Caboclo logo após tomar posse como presidente da CBF, em 2019
Rogério Caboclo logo após tomar posse como presidente da CBF, em 2019 - Douglas Shineidr - 9.abr.19/AFP

Seja qual tenha sido a atuação e o resultado de terça, a Argentina, como o Brasil, tem evoluído no conjunto e definido uma maneira de jogar, com algumas alternativas. Porém, muito mais que o Brasil, a Argentina carece de grandes talentos em algumas posições.

A França, campeã do mundo, continua sendo a mais forte seleção da Europa, porque tem o maior número de jogadores especiais. Dias atrás, um jornal francês publicou uma foto com Mbappé, Benzema e Griezmann juntos, com a manchete: “Todos invejam a França”. As seleções do Brasil, da Argentina e de Portugal, por terem Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, possuem um trio próximo ao da França. O que torna os franceses ainda mais superiores é ter, no meio-campo, Kanté e Pogba.

Os grandes times da história, no Brasil e em todo o mundo, que encantaram e revolucionaram o futebol, foram os que tiveram mais craques. Isso não significa que todas as seleções com muitos jogadores excepcionais terão sucesso.

No Brasil, o Flamengo, desde Jorge Jesus, é o time que mais fascina, por ter mais excelentes jogadores que os outros. Por outro lado, existem, em todo o mundo, equipes que se destacam muito mais pelo jogo coletivo. Jogam melhor do que a expectativa, como o Fluminense, dirigido por Roger Machado, e o Bragantino, comandado por Maurício Barbieri. Os dois se enfrentam nesta quarta (9), pela Copa do Brasil.

Os treinadores são muito importantes e estão cada vez mais bem preparados. Todos conhecem, nos detalhes, as estratégias usadas no mundo inteiro. O que diferencia um dos outros são a qualidade dos jogadores à disposição e a capacidade de observar os detalhes objetivos, subjetivos e psicológicos, de tomar decisões eficientes, rápidas e ousadas, e de saber comandar um grupo.

Os melhores treinadores são os que têm um olhar na vitória e outro na qualidade do espetáculo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.