Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Tite, cuidado com as teorizações e não invente

Estratégia contra a Bélgica na Copa de 2018 culminou na eliminação do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante a partida entre Dinamarca e Finlândia, pela Eurocopa, se não houvesse médicos capacitados, com a ajuda de um desfibrilador, o dinamarquês Eriksen não estaria vivo. Ele teve uma parada cardíaca e só sobreviveu porque recebeu, imediatamente, o tratamento de ressuscitação cardiopulmonar.

O fato é um alerta. Sei que existe, nos campeonatos do Brasil e do exterior, um protocolo de atendimento nesses casos. Mas, como são pouco comuns, corre-se o risco de haver uma acomodação. Todos os clubes, inclusive os de lazer, têm a obrigação, por necessidade e por lei, de ter uma estrutura médica e tecnológica de plantão.

Começou a Eurocopa, com público nas arquibancadas. A França, no estilo do Mundial de 2018, com marcação recuada e contra-ataques, ganhou da Alemanha. Mais que isso, venceu porque tem melhores jogadores. Portugal fez três na Hungria, com gols no fim, após a substituição de alguns da tão elogiada nova geração portuguesa. Cristiano Ronaldo fez dois.

Hummels desvia contra o próprio gol e marca a favor da França, na estreia da Euro
Hummels desvia contra o próprio gol e marca a favor da França, na estreia da Euro - Alexander Hassenstein/AFP

Gostei da Itália, renovada, no individual e no coletivo, na vitória por 3 a 0 sobre a Turquia. A equipe, além de recuperar rapidamente a bola, jogou um futebol leve, ofensivo e prazeroso. Isso contrasta com a tradicional Itália, a da supermarcação, das bolas longas e do contra-ataque. Esse estilo foi importado, nas últimas décadas, pelo Brasil. A Itália jogava feio, mas ganhava, quando tinha grandes craques.

Durante a Copa de 2006, na Alemanha, escrevi uma coluna para a Folha em que não entendia a razão de a Itália, um país tão bonito, de coisas tão belas e de um design maravilhoso em todos os setores, jogar um futebol tão utilitarista e sem fantasia.

No outro dia, quando cheguei ao centro de imprensa da Copa, jornalistas italianos, que trabalhavam em uma mesa ao lado dos da Folha, com quem conversávamos diariamente, receberam-me com protesto por causa do texto. Assustei-me, mas logo percebi que era uma brincadeira, que concordavam comigo que a Itália jogava um futebol feio. A Itália acabou campeã do mundo.

Na Copa América, o Brasil, com facilidade, ganhou da bastante desfalcada Venezuela, com 13 jogadores infectados pela Covid-19. Até esta terça (15), 53 pessoas já haviam recebido diagnóstico da doença, sendo 27 entre jogadores e comissões técnicas e 26 prestadores de serviço. Contrair o vírus e correr o risco até de morrer pode. Suspender a competição, não pode. É o realismo mágico da América do Sul, que continua em grave situação. Gabriel García Márquez escreveria um belo romance sobre as paixões, a vida e a morte em tempos de Covid.

Tite gesticula durante a vitória do Brasil sobre a Venezuela, na estreia da Copa América
Tite gesticula durante a vitória do Brasil sobre a Venezuela, na estreia da Copa América - Nelson Almeida - 13.jun.2021/AFP

Contra a Venezuela, Tite mudou novamente os jogadores e a estratégia. Como a Venezuela tinha cinco defensores, o técnico escalou cinco no ataque (Richarlison de centroavante, Gabriel Jesus pela direita, os meias Neymar e Paquetá e o lateral Renan Lodi de ponta esquerda). É uma justificativa correta, mas seria mais simples colocar um atacante pela esquerda (Richarlison, Vinícius Júnior ou Everton Cebolinha), voltar Renan Lodi para a lateral e tirar Fred, que entrou com a função de fazer a cobertura de Renan Lodi.

Tite e sua científica comissão técnica são muito bem preparados, mas precisam ter cuidado com as teorizações. No último Mundial, adiantou Marcelo, colocou Miranda de lateral-esquerdo para marcar o centroavante Lukaku, que se deslocava pela direita, e deixou um vazio no meio para o craque De Bruyne. Tite, cuidado, não invente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.