Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

Invasão do Brasil é feita por técnicos e investidores estrangeiros

Compradores buscam clubes falidos para ganhar dinheiro; o futebol e o mundo mudaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Triste e lamentável a invasão da Ucrânia pela Rússia, com tanta destruição e morte, uma guerra que nem imaginávamos que poderia ocorrer nos dias de hoje.

Nem todos os treinadores, mesmo os mais bem preparados cientificamente, tornam-se ótimos profissionais, mas, para ser um excelente treinador, é essencial ter muitos conhecimentos acadêmicos. Não basta saber. É preciso saber fazer.

Portugal possui muitos treinadores espalhados pelo mundo, bons e ruins, porque tem uma tradicional escola de formação. Além dos conhecimentos técnicos e táticos, os treinadores portugueses são claros, didáticos e gostam de explicar suas condutas, o que encanta dirigentes, torcedores e imprensa.

Paulo Sousa é um dos três portugueses que comandam clubes da Série A hoje
Paulo Sousa é um dos três portugueses que comandam clubes da Série A hoje - Carl Recine - 8.set.2021/Reuters

Os treinadores brasileiros não fascinam mais os torcedores porque muitos ficaram estagnados, após décadas de repetições e de vícios. Não é apenas modismo a procura por tantos técnicos estrangeiros, portugueses e sul-americanos, principalmente da Argentina. Dos técnicos brasileiros mais veteranos que dirigem os times do país, apenas Abel Braga continua presente e eficiente. Abel trabalhou também, durante muito tempo, em Portugal e, certamente, incorporou a preocupação com os conhecimentos acadêmicos.

Por outro lado, há um grande número de jovens treinadores brasileiros estudiosos, que deveriam ser mais bem aproveitados, além de ser mais baratos que os de fora. O curso de formação de técnicos da CBF contribui para essa evolução, embora todos reclamem que é muito caro.

Desde os anos 1960, existe também um preconceito contra os treinadores brasileiros, de que a seleção fascinava e ganhava somente por causa dos jogadores. Zagallo, na Copa de 1970, teve muita importância na conquista.

A importação de técnicos estrangeiros pelo Brasil é antiga, desde os anos 1950, com a chegada de vários sul-americanos, como Fleitas Solich e Filpo Núñez, e de alguns húngaros, como Izidor Kürschner e Béla Guttmann, que ajudaram na evolução do futebol brasileiro. A Hungria tinha uma seleção excepcional em 1954, quando ganhou do Brasil por 4 a 2.

A invasão do Brasil não ocorre somente por técnicos estrangeiros mas também por investidores, que querem comprar clubes falidos e/ou em péssima situação financeira. Desejam melhorar os clubes e, com isso, ganhar mais dinheiro. O futebol e o mundo mudaram.

Vários investidores compraram grandes clubes europeus, que se tornaram mais fortes, embora haja muitos protestos de torcedores, preocupados com as históricas paixões na formação de seus clubes. Crescimento técnico, vitórias e títulos atenuam o saudosismo e os sentimentos afetivos, porém, se os resultados em campo não são bons, voltam os protestos.

A solução para o futebol não é apenas a criação de sociedades anônimas. Os times alemães adotam outra conduta. O poderoso Bayern de Munique vendeu 49% das ações para empresas de grande prestígio mundial e, com os 51%, continua administrando o clube. Une o negócio e a paixão.

Logo após comprar o Botafogo, o investidor John Textor dispensou o treinador Enderson Moreira, campeão da Série B. Achei estranho e critiquei o empresário. Após ler suas explicações, refiz minha opinião. Ele justificou que o clube quer investir nas categorias de base e criar um modelo de jogo, uma marca, mais ousada, mais moderna e mais agradável para o torcedor. Para isso, o Botafogo contratou um técnico português, com experiência nesse tipo de trabalho. Cruzeiro e Vasco seguem um caminho parecido. Tomara que dê certo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.