Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

A moda do futebol brasileiro agora é pedir um camisa 9

Alguns grandes times do futebol mundial não têm esse centroavante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os treinadores são fundamentais, as estratégias são importantes, mas, com raras exceções, ganham os times que têm melhores jogadores, o que não significa que as equipes com mais talento individual sejam sempre as vencedoras. O futebol tem razões e segredos que vão muito além de nossa soberba sabedoria. Conhecemos mais seus efeitos que sua gênese.

Individualmente, Palmeiras, Atlético e Flamengo dominam o futebol brasileiro. Por isso, são os melhores. O Corinthians, com as boas contratações, ainda não é, mas poderá ser o quarto.

O Palmeiras possui um excelente treinador, com cabeça fria e coração quente, capaz de mudar as estratégias e as escalações de acordo com o adversário.

O Palmeiras não tem um Hulk, um Gabigol, mas possui o melhor goleiro (Weverton) e o melhor zagueiro (Gustavo Gómez) que atuam no Brasil, além do melhor meia ofensivo (Raphael Veiga), entre os brasileiros que atuam no país. Fora Weverton, Gustavo Gómez e Raphael Veiga, o Palmeiras tem dois bons jogadores do mesmo nível em todas as outras posições.

Roger Guedes tem atuado centralizado no ataque do Corinthians
Roger Guedes tem atuado centralizado no ataque do Corinthians - Alexandre Loureiro - 17.nov.2021/Reuters

Na quinta (17), Palmeiras e Corinthians, dirigidos por dois treinadores portugueses, se enfrentam. O Palmeiras está mais pronto coletivamente. O novo técnico do Corinthians anuncia que vai pressionar e tentar ter o domínio da bola e do jogo.

Os dois times procuram centroavantes. Como o Palmeiras prioriza os contra-ataques, quando enfrenta fortes adversários, o veloz Rony tem sido importante nas conquistas. Já Roger Guedes, no Corinthians, está fora de lugar, pois, além de não ser um clássico centroavante, não é um atacante que se movimenta, que facilita e que abre espaços para os companheiros. Ele é excelente, driblador e rápido para jogar da esquerda para o centro.

Até anos atrás, sempre que um time brasileiro perdia e jogava mal, pediam a contratação de um camisa 10, para resolver todos os problemas. Agora, a moda é pedir um camisa 9, para empurrar a bola para as redes. Alguns grandes times do futebol mundial não têm um camisa 9.

O artilheiro do Liverpool é Salah, que joga da direita para o centro. O Manchester City, que, na segunda-feira (14), não fez gols, não tem centroavante. Todos, do meio para frente, fazem gols. O time não possui o camisa 9 nem o falso 9. Já o Bayern, com Lewandowski, e outras equipes organizam todas as jogadas para a bola chegar dentro da área para o 9 marcar.

A seleção de 1970, um dos grandes times da história, não tinha um clássico camisa 9. Zagallo, após experimentar dois grandes artilheiros, Dario e Roberto, me perguntou, perto do Mundial, se eu poderia atuar à frente de Pelé e de Jairzinho, sem voltar tanto para receber a bola, como fazia no Cruzeiro e nas Eliminatórias, com Saldanha, quando fui o artilheiro da equipe. Respondi: "Não há problema. Vou jogar como Evaldo, centroavante do Cruzeiro". Ele se movimentava à frente, abria os espaços e facilitava para a minha chegada e a de Dirceu Lopes, dois meias ofensivos, que chegavam de trás e faziam os gols.

Na atual convocação, Tite chamou cinco atacantes pelos lados (Vinicius Junior, Raphinha, Antony, Rodrygo e Martinelli), além de três meias-atacantes, pelo centro (Neymar, Coutinho e Paquetá), e apenas um centroavante (Richarlison), que jogou na seleção mais vezes pelos lados que pelo centro. Será que Tite pretende experimentar Paquetá mais à frente, formando dupla com Neymar? Dessa forma, Paquetá tem jogado bem no Lyon. Será mais uma opção, entre tantas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.