Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Paulo Sousa repete com Marinho o erro que cometeu com Everton Ribeiro

Os jogadores brilham, com regularidade, quando encontram uma referência, um posicionamento ideal para atuar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Triste é ver o país radicalizado, com tanto ódio, fake news, intolerância, preconceitos e troca de favores. Triste é a destruição do combate à corrupção. Triste é, após tantas décadas, continuar a enorme desigualdade social, com quase 50% da população sem saneamento básico. Triste é a transformação progressiva do ser humano em um avatar.

Triste é o péssimo calendário do futebol brasileiro, por causa das relações promíscuas entre a CBF e os dirigentes de federações e de clubes. Triste é a pressão agressiva, intimidatória, por parte de alguns torcedores violentos, sobre técnicos, jogadores e profissionais que trabalham no esporte. Os treinadores precisam protestar, como fez Abel Ferreira.

Abel Ferreira se posicionou novamente contra o calendário do futebol brasileiro
Abel Ferreira se posicionou novamente contra o calendário do futebol brasileiro - Sergio Moraes - 20.abr.2022/Reuters

Os técnicos necessitam poupar jogadores, por causa do excesso de jogos, mas sem exageros. Fora os atletas com problemas físicos e mentais, os outros têm condições de jogar várias partidas seguidas, desde que isso não aconteça por muito tempo. Na Europa, mesmo considerando que há menos partidas, os melhores atuam na maioria dos jogos.

O Corinthians tem vários jogadores mais veteranos, o que não significa que não possam atuar em vários jogos seguidos e com intensidade. Parece que a média de idade é o único problema do time. Com frequência, jogadores europeus, com a mesma idade, estão quase sempre presentes nos jogos.

Não podemos também simplificar, com comentários prontos, que os times perdem e/ou atuam mal sempre por causa do cansaço e porque vários titulares foram poupados. O Athletico, em casa, costuma ganhar das principais equipes, como o Flamengo, com ou sem os melhores jogadores. O Palmeiras seria favorito contra qualquer time do Corinthians que fosse escalado.

Os atletas possuem problemas físicos e mentais, que necessitam ser acompanhados, diagnosticados e tratados. A exaustão emocional não acontece somente em esportes individuais ou nas Olimpíadas.

Neste meio de semana, ocorrem inúmeras partidas pela Libertadores e pela Sul-Americana e também pelo Brasileirão das séries A e B. É jogo demais. O Palmeiras, pela superioridade e pela colocação, tem uma boa chance de escalar os reservas contra o Emelec, ainda mais que o elenco é muito bom. Já o Flamengo terá de escalar todos os titulares contra a Universidad Católica, já que vários foram poupados contra o Athletico.

Paulo Sousa, que perdeu um bom tempo ao escalar Everton Ribeiro pela esquerda, repete o erro e coloca Marinho, que sempre jogou pela direita, para atuar pela esquerda. No futebol moderno, os jogadores precisam atuar em mais de uma posição e executar mais de uma função, principalmente durante momentos especiais de um jogo, mas os jogadores brilham, com regularidade, quando encontram uma referência, um posicionamento ideal para atuar.

Paulo Sousa cumprimenta Everton Ribeiro após substituí-lo em jogo do Flamengo
Paulo Sousa cumprimenta Everton Ribeiro após substituí-lo em jogo do Flamengo - Sergio Moraes - 12.abr.2022/Reuters

Uma das principais qualidades de um treinador e de qualquer profissional é fazer as escolhas certas. Há os que sabem muito e acertam pouco.

O futebol do Brasil tem evoluído, com a ajuda de bons técnicos estrangeiros e brasileiros. É bom ver Mano Menezes de volta ao futebol e ao Inter.

Criar estratégias e executá-las bem, com disciplina, é essencial, desde que não inibam a capacidade de improvisação dos atletas.

Improvisar não é fazer de qualquer jeito. A improvisação é um complemento importante da técnica, como no jazz. Os maiores talentos, em todas as profissões, são os que possuem excepcional técnica e que improvisam. Voam e sonham.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.