Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Incerteza é uma das razões da magia e da popularidade do futebol

Índice de 20% de resultados inesperados é uma porcentagem muito alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Uma das tarefas mais importantes e difíceis dos treinadores e dirigentes é a contratação de jogadores com qualidade, que não sejam caros e que tragam benefícios técnicos e financeiros ao clube. Penso que alguns clubes contratam jogadores demais. Alguns chegam para somar, como gostam de dizer. Outros, para subtrair. Ganham muito e jogam pouco.

No passado, havia os olheiros, amadores, com fama de descobrir jovens futuros craques. Existem muitas lendas do futebol sobre isso. Com o tempo, progressivamente, os olheiros foram substituídos por analistas de desempenho profissionais, científicos, que ajudam bastante os treinadores nas decisões. Porém, mesmo com tantas informações, as contratações, para dar certo, precisam de conhecimento científico e também de fatores inesperados, de detalhes, objetivos e subjetivos, que vão além do previsto.

A contratação de Hulk pelo Atlético foi, na época, questionável, por causa do enorme investimento. Hulk, pela técnica, pela força física, pela dedicação e pelas muitas facilidades que encontra, na média, no Brasil e na América do Sul, tornou-se um dos principais ou o melhor jogador do país. Contra o Del Valle, fez dois belos gols, após dois passes brilhantes do volante Allan.

O atacante Hulk, com a camisa do Atlético-MG, sorri e faz o formato de coração com as duas mãos
O atacante Hulk, do Atlético-MG, comemora gol sobre o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro - Washington Alves -10.abr.2022/Reuters

A seleção é outro patamar. É discutível se Hulk deveria ou não ser chamado. Ocorre o mesmo com outros jogadores que atuam no país. O nível técnico, no Brasil e na América do Sul, é muito inferior ao da seleção brasileira e ao dos grandes times do mundo. Gabigol, nos melhores momentos, atuou algumas vezes pela seleção e não foi bem.

Nesta semana, o Manchester City contratou o norueguês Haaland, sensação na Europa. Ele será o jogador que vai fazer o City ficar melhor e ser campeão da Europa ou terá muitas dificuldades de se adaptar ao time em que todos os jogadores do meio para a frente são muito habilidosos e trocam muitos passes? Veremos.

Deve dar certo, porque Haaland não se limita a ser apenas um pivô ou um finalizador. Ele é veloz e costuma se posicionar na intermediária, com o corpo de lado, com um olhar no passe e outro no posicionamento dos defensores, para receber a bola na frente. Romário era mestre nesses lances.

Jogadores como Romário, Haaland e outros contrariam os modernos conceitos neurológicos de que o cérebro faz uma coisa de cada vez. São atletas especiais, com uma inteligência espacial e cinestésica, capazes de, em uma fração de segundo, calcular a velocidade da bola e a movimentação dos companheiros e dos adversários.

Dizia-se que Mbappé poderia ir ao Real Madrid. Se fosse verdade, seria bom ou ruim para Vinicius Junior, já que Mbappé é mais completo que o brasileiro e também joga melhor da esquerda para o meio? Vinicius Junior iria para a direita, para ocupar o lugar de Rodrygo, outro excelente jogador.

As grandes equipes do Brasil e do mundo contratam, cada vez mais, excelentes jogadores e, com isso, diminuem as chances de perder para equipes inferiores. Segundo o matemático Marcelo Viana, colunista da Folha, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicou, recentemente, um trabalho com 88 mil jogos de ligas europeias, realizados entre 1993 e 2019. As vitórias das equipes nitidamente superiores passaram de 60% para 80%.

Penso que os 20% de resultados inesperados são ainda uma porcentagem muito alta, por causa do grande número de partidas. Ainda bem. A incerteza é uma das razões da empolgação, da magia e da popularidade do futebol.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.