Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Por que Courtois não está na lista dos melhores jogadores do mundo?

Não podem ser eleitos apenas os que jogam do meio para a frente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como se esperava, o Liverpool dominou, pressionou, criou seis chances de gol, mas quem venceu foi o Real, com cinco defesas excepcionais de Courtois, o que não é surpresa, pois é o melhor goleiro do mundo. Por que Courtois não está na lista dos melhores jogadores do mundo? Não podem ser eleitos apenas os que jogam do meio para a frente. Foi a vitória de um time equilibrado, organizado e também com muitos craques, contra um adversário explosivo, ofensivo e ousado. Os dois times são retratos de seus treinadores.

Courtois é abraçado após uma de suas excepcionais defesas - Lee Smith/Reuters

Antes da partida, achava que Vinicius Júnior era um forte candidato a ser, do meio para a frente, além de Neymar, um dos grandes craques brasileiros no futebol mundial. Ele já é. O gol da vitória foi um lance comum, mas, por ser na final, torna-se símbolo de uma carreira espetacular, mesmo com apenas 21 anos.

A presença de tantos jogadores brasileiros, acima de qualquer outro país, na final da Liga dos Campeões da Europa, é uma demonstração de que continua a formação de muitos bons e ótimos atletas.

Na Europa, os jogadores brasileiros se tornam mais profissionais e desenvolvem a estratégia e a técnica individual e coletiva. Se os principais jogadores retornassem, o Brasileirão seria um dos melhores campeonatos do mundo. O fato mostra ainda que a seleção brasileira está no nível das melhores do planeta, diferentemente da grande distância entre as principais equipes europeias e brasileiras.

Falta à política, à sociedade e ao futebol brasileiro mais profissionalismo e seriedade. Além do bom elenco e da maneira correta de jogar, uma das vantagens do Palmeiras sobre os outros times é o comportamento mais profissional dos atletas e da comissão técnica.

Hoje é dia de Fla-Flu. No Flamengo, Paulo Sousa deu muitas voltas e chegou ao habitual 4-4-2. Falta definir se Pedro e Gabigol vão continuar juntos. O problema não é escalar os dois, mas escalar os dois mais Bruno Henrique. Gabigol e Bruno Henrique não são clássicos centroavantes, pontas ou meias-atacantes. São dois atacantes que se destacam por jogarem juntos da meia direita e da meia esquerda para o centro, onde se encontram, em um espaço livre, para definir as jogadas.

Os torcedores do Atlético, ao vaiar a equipe e ao exigir que o time jogue da mesma maneira e que tenha os mesmos resultados da época em que Cuca era o treinador, correm o mesmo risco do Flamengo, que criou o fantasma Jorge Jesus.

No Corinthians, se o técnico escalar os melhores na maioria das partidas e não mudar tanto as estratégias, aumentarão bastante as chances de evoluir e ser um candidato aos títulos da Libertadores e do Brasileirão. Vítor Pereira disse algo parecido, que é um técnico racional, científico e com os pés no chão, para justificar suas atitudes. Penso que ele, além disso, deveria ser um pouco sonhador, seguir também a percepção e a sensação. Seria ainda melhor.

É bom ver o retorno de Mano Menezes, de Dorival Júnior e de Felipão, o único técnico brasileiro das oitavas de final da Libertadores. Os três começaram muito bem, mas ainda é cedo para se fazer uma melhor análise. Os três sempre tiveram muitas virtudes, foram vitoriosos, especialmente Felipão, campeão do mundo. Espero que, além da experiência e de suas qualidades, estejam convictos de que houve mudanças importantes no futebol nos últimos tempos e que muitas coisas que fizeram e que deram certo não são mais utilizadas.

A vida caminha para a frente, com novos desafios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.